João Pessoa
Feed de Notícias

Governo abre postos em todo o Estado para vacinar contra gripe A

quinta-feira, 22 de abril de 2010 - 15:04 - Fotos: 

A Secretaria de Saúde do Estado (SES) recomendou aos 223 municípios paraibanos que abram as 1.007 unidades de saúde existentes no Estado, neste sábado (26), para vacinação de todos os grupos prioritários contra a influenza pandêmica (H1N1). A decisão atende a uma orientação do Ministério da Saúde (MS), que pede a abertura dos postos para reforçar a estratégia de vacinação, em todo o Brasil. Na Paraíba, até a manhã desta quinta-feira (22), foram imunizadas contra a nova gripe 647.939 pessoas. A estimativa é que 1.750.172 paraibanos sejam vacinados até o dia 21 de maio.

“O ministro da Saúde pediu aos estados e municípios que abram os postos neste sábado. Reforçamos a recomendação aos municípios e esperamos que haja um esforço das equipes de saúde, principalmente nas localidades com baixa vacinação. O MS justifica que a abertura dos postos de saúde no sábado é importante, principalmente para atender as pessoas que têm dificuldade de se vacinar nos dias úteis da semana.

O Ministério da Saúde constatou, através de pesquisa, que 40% das pessoas que ainda não tinham se vacinado alegaram falta de tempo para ir às unidades de saúde, que só abrem de segunda a sexta-feira”, explicou Walter Albuquerque, coordenador de Imunização da SES.  

A campanha contra a gripe A teve início no dia 8 de março e vai até o dia 21 de maio para a população que tem maior risco de contrair a doença ou de ter complicações. Fazem parte dos grupos prioritários os indígenas, profissionais de saúde, gestantes, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, portadores de doenças crônicas (incluindo os idosos) e jovens e adultos de 20 a 39 anos. O Estado foi o primeiro a dispensar o calendário de vacinação, definido pelo Ministério da Saúde, abrindo a vacinação para todos os grupos prioritários, ao mesmo tempo.

     
Vacinação de idosos – A partir da próxima segunda-feira (26), todos os postos da Paraíba poderão começar a vacinação dos idosos contra a gripe comum. O dia D da campanha deveria acontecer neste sábado, mas devido ao atraso na entrega das doses da vacina foi adiado para 8 de maio, quando 1.540 postos de saúde fixos e volantes estarão funcionando, no Estado. Neste dia, o Governo do Estado vai fazer a abertura oficial da campanha, no Lar da Providência, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

De acordo com Walter Albuquerque, devem ser vacinadas contra a gripe comum 410.140 pessoas com 60 anos ou mais. Na ocasião, os idosos quem tiverem alguma doença crônica também serão vacinados contra a gripe pandêmica. “O idoso doente crônico vai tomar a vacina da gripe comum em um braço e, no outro, receberá a dose contra o H1N1 e ficará imunizado contra os dois tipos de vírus circulantes, que podem gerar complicações e levar à morte”, explicou Walter Albuquerque.    

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB