Fale Conosco

19 de outubro de 2013

Governo abre na terça-feira a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia



Instituições do setor e escolas públicas e privadas participarão da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começa nesta segunda-feira (21) e segue até o domingo (27) com extensa programação. Sob o tema ‘Ciência, saúde e esporte’, a 10ª SNCT terá abertura oficial na terça-feira (22) em solenidade que começa às 8h30, no Museu Assis Chateaubriand (MAC), em Campina Grande.

A programação organizada pelo Governo do Estado se estende por vários municípios com oficinas, mostras, exposições, debates, seminários e visitas a laboratórios e projetos, entre outros eventos.

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e tem a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa.

A finalidade do evento é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A SNCT tem registrado participação crescente de instituições de pesquisa, de ensino e de administrações municipais. Em 2012, foram contabilizadas no site do evento mais de 28 mil atividades, um recorde de ações e também de participação, com o envolvimento de 911 instituições de 722 cidades brasileiras.

O evento na Paraíba está sendo coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado, com a participação de várias instituições parceiras como Instituto Nacional do Semiárido, Sebrae, Sistema Fiep/Sesi/Senai, UFPB, UFCG, UEPB, IFPB, prefeituras, Secretarias de Educação Estadual e Municipais, entre outros órgãos.

Como acontece a cada ano, as ações são promovidas em torno de uma temática de importância social. A temática da edição 2013 – ‘Ciência, saúde e esporte’ – traz sintonia com os grandes eventos esportivos realizados ou previstos para acontecer no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

De acordo com a programação, a Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Arte, em João Pessoa, realizará atividades esportivas, exposições, palestras, cursos e oficinas, de 21 a 27; a Escola Técnica Redentorista de Campina Grande está com uma programação de palestras e visitas a laboratórios, no Museu Vivo, com o tema Inclusão Social – Tecnologias Para Deficientes Visuais, de terça a quinta-feira; a UFCG, Campus Cuité, realiza uma programação extensa na quinta-feira e de 11 a 13 de novembro. Já o Sebrae vai realizar uma programação vai até 7 de novembro.

O Café Cultura, de Santa Luzia, realizará uma gama de eventos que integram ciência, cultura, arte e tecnologia, enquanto o SESI estará na quarta e quinta-feira com uma mostra de experimentos de produção industrial e oficinas com alunos, e no dia 27 fará o encerramento com um grande circuito de saúde. O Senai realiza de quarta a sexta-feira a 3ª Mostra Inova Senai.

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) realiza na terça-feira a oficina “Educação, Ciência e Esporte”, no Teatro Rosil Cavalcante, em Campina Grande, das 8 às 12 horas, e nas quarta e quinta-feira realiza a Mostra Ciência, Saúde e Esporte, no Parque da Criança, com apresentação de vários projetos e temas.