João Pessoa
Feed de Notícias

Governo abre Jogos das Escolas Estaduais de João Pessoa

segunda-feira, 5 de setembro de 2016 - 18:32 - Fotos: 

Os Jogos das Escolas Estaduais da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE) foram abertos na tarde desta segunda-feira (5), em João Pessoa. A abertura aconteceu no ginásio da Vila Olímpica Parahyba e contou com a participação da secretária de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, de autoridades e de alunos de 40 escolas da 1ª GRE da rede estadual de ensino.

Durante a abertura, Roziane Marinho destacou a importância do esporte para a educação dos jovens. “Estamos resgatando e ampliando o esporte nas escolas da rede estadual e esperamos que neste momento de confraternização, os alunos aproveitem e participem dos jogos nas modalidades oferecidas”, disse a secretária destacando ainda que o esporte possibilita a formação integral do cidadão. “Quando o aluno participa do esporte, ele convive melhor com todos, aprende a respeitar o limite do outro, portanto, é uma grande oportunidade. Esperamos que os nossos alunos aproveitem”, finalizou.

O evento teve início com a apresentação da banda marcial da Escola Estadual Papa Paulo VI. Em seguida, aconteceu o desfile dos atletas, o juramento do atleta, realizado pelo aluno Hugo Araújo de Oliveira, da 3ª série do Colégio da Polícia Militar (CPM). Hugo Oliveira destacou que nos dias de hoje o esporte é essencial para afastar os alunos da violência e que, como atleta de karatê, sente-se lisonjeado em representar todos os alunos da rede estadual. O evento foi finalizado com o acendimento da pira olímpica e a realização de uma apresentação cultural dos alunos do colégio Lyceu Paraibano.

“Realizamos os jogos há quarto anos, depois de um jejum de 20 anos. Nessa gestão, além de retomarmos os jogos, ampliamos para todas as escolas do Estado”, destacou José Geraldo Cabral de Castro, da Gerência Operacional do Desporto Escolar (Gode/SEE).

Os jogos terão início nesta terça-feira (6) nas modalidades atletismo, basquete, futsal, handebol, voleibol e voleibol de praia. As competições de atletismo acontecerão no campus do Unipê, os jogos de basquete serão realizados no ginásio do Colégio da Polícia Militar (CPM) e os jogos de voleibol acontecerão nos ginásios da escola Olivina Olívia e da Escola Técnica Estadual de Mangbeira. Os jogos de futsal serão disputados nos ginásios do Lyceu Paraibano, Instituto de Educação da Paraíba (IEP) e CPM. As disputas de handebol acontecerão no Ronaldão e no ginásio do CPM e o voleibol de praia será disputado no Unipê. Os jogos acontecerão até o dia 17 de setembro.

Os jogos das escolas estaduais já aconteceram em nove GREs e após  realização em João Pessoa e Itabaiana, acontecerão ainda nas GREs de Sousa e Monteiro. “Iniciamos os jogos com a participação de cerca de 50% das escolas da rede estadual. No ano passado, tivemos a participação de 75% e este ano esperamos atingir a participação de 85% das escolas”, completou José Geraldo.