João Pessoa
Feed de Notícias

Governo abre 24º Salão de Artesanato da Paraíba em Campina Grande nesta sexta-feira

quinta-feira, 16 de junho de 2016 - 11:48 - Fotos:  Arquivo

O governador Ricardo Coutinho abre, nesta sexta-feira (17), às 19h, a 24ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba. O evento, é uma realização do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP) em parceria com  Sebrae, e acontece até o dia 3 de julho na sede da antiga Ourovel, localizada na Avenida Severino Cabral, no bairro do Catolé, em Campina Grande.

Com o tema “Em cada peça, a história de uma vida. Viva o artesão empreendedor. Viva o trabalho”, o evento homenageia todos os artesãos para que possam comercializar seus produtos de forma digna e com conforto. A oportunidade ainda incentiva o desenvolvimento econômico, cultural e social dos artesãos cadastrados no PAP e, nesta edição, os artesãos microempreendedores individuais, organizados em associações, cooperativas formais, e ainda, que se inscreveram no processo seletivo por meio de edital público.

“O artesanato paraibano é rico em cultura e repleto de histórias. É o talento de criar com as mãos, peças que representam o dia-a-dia de cada artesão, as suas raízes, os seus ensinamentos e horas e horas de dedicação. Fazer artesanato é colocar sentimento, sensibilidade e amor pelo que faz. Cada peça levada para casa é uma história compartilhada”, comentou a gestora do PAP, Lu Maia.

Cerca de 3 mil artesãos, de 80 municípios paraibanos, de associações, cooperativas e individuais formalizados estarão envolvidos no Salão, sendo que mais de 300 artesãos estarão presentes realizando as vendas e negócios presencialmente. As tipologias envolvidas são: gastronomia, algodão colorido e artesanato em geral (brinquedos populares, metal, cerâmica, couro, fibra, madeira, osso, fios e artesanato indígena).

Abertura do evento – Os visitantes poderão conferir na abertura do Salão um desfile de roupas exclusivas da coleção feita peloestilista Romero Sousa e pela artesã Djanete Figueredo, em algodão colorido, na técnica capitonê.

Também haverá exposição dos vestidos de renda renascença confeccionados pelas artesãs do Cariri paraibano, desenhados pela estilista paulista Fernanda Yamamoto que ganharam as passarelas da São Paulo Fashion Week do ano passado.

Em painéis da comunicação visual, os artesãos que ganharam o PRÊMIO PAP 2016, serão homenageados. A ação desenvolvida uma vez por ano contemplaram os seguintes artesãos: Márcio Pontes (1º lugar), José Santos Moraes (2º lugar) e Eder Medeiros (3º lugar). Além de outros painéis onde os nomes de todos os artesãos do PAP serão lembrados.

Processo seletivo – Nesta edição do evento foi publicado um edital de Chamamento Público para selecionar os artesãos cadastrados como Microempreendedores Individuais (MEI). Foi a primeira vez, em 12 anos, o que facilitou e tornou mais justo o critério de participação no Salão. Os artesãos contemplados não têm nenhum custo, apenas benefícios como estande, camisas, crachás, hospedagens e entrada gratuita.

Estrutura do Salão – A estrutura do Salão contempla uma área total de2.900m², sendo 1.300m² de estandes com prateleiras, cadeiras, mesas, módulos e iluminação adequada. Ainda há espaço para depósitos de produtos, sala de descanso, primeiros socorros, ouvidoria, banheiros, brigada de incêndio e sala de enfermagem. Os visitantes ainda terão acesso a terminais de caixas eletrônicos, posto do Empreender Paraíba para concessão especial de créditos financeiros, ilhas de descanso, espaço criativo e Praça de Alimentação com lanchonetes.

Atrações culturais – Durante 17 dias, os visitantes poderão viver a cultura popular e dançar o autêntico forró pé-de-serra sempre no horário das 19h às 20h30. O espaço destinado tem palco, telão com som e iluminação. O encerramento será no dia 3 de julho com a banda Os Fulano, de João Pessoa.

Capacitação e palestras – O Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Procase e Empreender vão oferecer gratuitamente uma programação com inscrições no MEI, inscrições de financiamento, linhas de crédito especial, plano de negócios, esclarecendo dúvidas sobre a Previdência Social (INSS) e palestras nas áreas de moda, empreendedorismo, excelência no atendimento ao cliente, serviços financeiros, formação de preços e uso de redes sociais para ampliar as vendas.

Serviço: 

17/06 à 03/07 - 24º Salão de Artesanato da Paraíba

Avenida Severino Cabral, 95, próximo ao Parque da Criança em Campina Grande (PB)

Entrada gratuita

Informações: (83) 9-8815-5009/ (83) 9-8839-1111