João Pessoa
Feed de Notícias

Governo abre 15º Salão de Artesanato da Paraíba nesta quinta-feira

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011 - 14:48 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Começa nesta quinta-feira (22) o 15º Salão de Artesanato da Paraíba, no Jangada Clube, praia do Cabo Branco, em João Pessoa. Com o tema “Renda-se à arte”, o evento vai destacar trabalhos em renda e homenagear as rendeiras do Estado. A solenidade de abertura acontece às 18h.

A feira, considerada uma das maiores de artesanato do país, recebe este ano 4.084 expositores e produtores de 81 municípios do Estado, que produzem artesanato, trabalhos de habilidades manuais e gastronomia na Paraíba. O evento tornou-se um importante espaço de exposição e negócios. A expectativa para esta edição é a comercialização de R$ 1milhão em peças.

Os visitantes terão oportunidade de contemplar a arte popular associada à expressão simbólica de cada recanto da Paraíba. Usando matérias-primas como madeira, fibras, fios, algodão colorido, couro, osso, metais, pedras, entre outros, os artistas produziram objetos de utilidade, decoração e arte em16 tipologias de artesanato que estarão no Salão.

Para a gestora do Programa de Artesanato da Paraíba, Ladjane de Souza, o evento ganha, a cada ano, mais destaque entre as feiras nacionais e internacionais. Principalmente, porque o Estado vem tratando o artesanato local com muito zelo e respeito.

“Assim como os artesãos tratam cada peça produzida, com carinho, a Paraíba trata o seu artesanato. O Salão é uma prova disso, onde o artesanato é visto legitimamente como arte e não algo pobre ou que deva ser exposto em qualquer lugar. Nos bastidores do evento estão arquitetos, designers, estilistas e gestores trabalhando para reconhecimento da arte local”, comenta.

O 15º Salão de Artesanato da Paraíba é uma promoção do Governo do Estado, por meio do Programa de Artesanato da Paraíba, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico com coordenação geral da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório. O Programa recebe ainda a parceria da Prefeitura de João Pessoa, Sebrae, Banco do Brasil e Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).

Funcionamento - O salão vai funcionar diariamente das 15h às 22h, até o dia 22 de janeiro. Nos dias 24 e 31 deste mês, vésperas de Natal e de Ano Novo, respectivamente, o evento funciona em horário especial, das 10h às 18h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro não haverá atividades. A visitação é gratuita. Apesar de estar próximo à praia não será permitida a entrada em trajes de banho.