Fale Conosco

26 de março de 2014

Governadora entrega Prêmio Ceci Melo de Participação Social em Campina Grande



25.03.14 gov fatima bezerra cg 4 270x192 - Governadora entrega Prêmio Ceci Melo de Participação Social em Campina GrandeEm solenidade no auditório do Sesc Centro, em Campina Grande, 14 conselheiras das Regiões Geoadministrativas do Estado, 14 líderes comunitárias e 17 representantes de instituições que trabalham em prol das mulheres paraibanas foram homenageadas, nessa terça-feira (25), por meio do Prêmio Ceci Melo de Participação Social – Ano Elizabeth Teixeira. A premiação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Orçamento Democrático Estadual (ODE) e da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

25.03.14 gov fatima bezerra cg 1 270x192 - Governadora entrega Prêmio Ceci Melo de Participação Social em Campina GrandeA governadora em exercício, Fátima Bezerra Cavalcanti, participou da solenidade de entrega da premiação. Ela ressaltou as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para a mulher e destacou a importância do evento. “É um momento significativo para a mulher paraibana. Nós, hoje, estamos aqui simbolizando o gênero feminino, a mulher que luta, trabalha, sonha e conquista”, ressaltou Fátima Bezerra, que ainda enfatizou a trajetória da líder camponesa Elizabeth Teixeira a quem entregou o Prêmio Ceci Melo.

25.03.14 gov fatima bezerra cg 15 270x192 - Governadora entrega Prêmio Ceci Melo de Participação Social em Campina GrandeNa solenidade, o subsecretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Hélio Silva Barbosa, explicou que a ação faz parte da programação do mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), e que este ano tem o objetivo de homenagear as conselheiras do Orçamento Democrático Estadual, eleitas para mandato de dois anos, além das lideranças comunitárias, referências por suas atuações em prol das comunidades. “A nossa intenção é valorizar aquelas mulheres que estão construindo uma Paraíba melhor, um estado onde as mulheres possam participar das organizações populares, nos clubes de mães, nos sindicatos e no espaço que muitas vezes foi negado às mulheres”, justificou Hélio Barbosa.

25.03.14 gov fatima bezerra cg 10 270x192 - Governadora entrega Prêmio Ceci Melo de Participação Social em Campina GrandeA secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, pontuou que a solenidade de premiação é um grande momento de congraçamento com as mulheres guerreiras, que desenvolvem trabalhos interessantes em seus municípios e comunidades. O prêmio simboliza a valorização das mulheres que há anos trabalham pelo seu espaço como profissional e por melhores condições de vida da população. “O Governo do Estado desenvolve, em março, um mês de ações para fortalecer as políticas públicas das mulheres. A gente tem a campanha `Paraíba, Mulher Forte e de Valor´, que é de valorização e aumenta a autoestima da mulher, o enfrentamento à violência e luta pela igualdade”, salientou Gilberta Soares. O evento contou também com a presença de todas as gestoras secretárias e dirigentes do Governo, a exemplo de Estela Bezerra (Chefe de Gabinete); Márcia Lucena (Educação); Tatiana Domiciano (Cinep), Sandra Marrocos (Fundac); e Albiege Fernandes (A União).

25.03.14 gov fatima bezerra cg 5 270x192 - Governadora entrega Prêmio Ceci Melo de Participação Social em Campina GrandeEmoção – Elizabeth Teixeira agradeceu a homenagem. “Eu recebo esta homenagem com muita alegria e muita paz. Na idade que estou, com 89 anos, o Governo lembrar de mim é uma grande felicidade”, agradeceu Elizabeth, que teve uma intensa participação no movimento dos trabalhadores rurais da Paraíba.

Ela também se emocionou com a exibição de um trecho do filme “Cabra Marcado para Morrer”. Dirigido por Eduardo Coutinho, o filme é uma narrativa da vida de João Pedro Teixeira, líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962.

25.03.14 gov fatima bezerra cg 9 270x192 - Governadora entrega Prêmio Ceci Melo de Participação Social em Campina GrandeCeci Melo – Ainda na solenidade, a presidente da Fundac, Sandra Marrocos, falou da trajetória da amiga Ceci Melo. Cezariana Macena de Melo foi militante, ex-dirigente partidária, ativista do movimento de mulheres e feminista, coordenadora do Centro Acorda Mulher em Bayeux e pedagoga na Casa Pequeno Davi. Foi uma das pessoas responsáveis pela criação do Orçamento Democrático no município de João Pessoa e essencial na manutenção e consolidação deste instrumento.

Através da sua atuação nos movimentos feministas, inseriu a preocupação com o debate de gênero nos espaços oportunizados pelo ODE, junto à sociedade civil, e tinha a preocupação com a inserção da mulher na democracia participativa. Ceci defendia a participação como forma de empoderamento da população em conhecer os seus direitos para a mudança da realidade vivida. Ela nasceu no município de Sapé e morreu em 6 de fevereiro de 2013, em João Pessoa. Antonio Macena, irmã de Ceci, agradeceu a homenagem.