Fale Conosco

25 de março de 2014

Governadora em exercício abre Encontro Estadual da Mulher Rural



A governadora em exercício, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, abre nesta quarta-feira (26) o 1º Encontro Estadual da Mulher Rural, um evento realizado pelo Governo do Estado, numa iniciativa da Emater Paraíba, que vai homenagear as agricultoras paraibanas. O evento começa às 8h, na sede da empresa, na Estrada de Cabedelo, e integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março.

Pelo menos 450 agricultoras assessoradas pela Emater Paraíba nas 15 regiões administrativas estarão presentes ao evento, que ocorrerá durante o dia e será marcado pela realização de uma série de atividades como palestras, debates, apresentação cultural, oficinas, exibição de vídeo, motivação e autoestima, exposição dialogada e participativa.

Na ocasião, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares, fará palestra sobre políticas públicas para mulheres rurais no cenário atual, seguindo de reflexão sobre as desigualdades sociais vividas especificamente pela mulher rural no acesso a serviços e bens sociais como saúde, educação, moradia, entre outras questões.

Segundo o coordenador de Operações da Emater Paraíba, Jailson Lopes da Penha, o ponto alto do encontro serão os debates sobre o processo de inclusão produtiva e social da mulher rural, a partir das formas de intervenção no campo, buscando combater a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável. Na ocasião será feita também uma análise no tocante a mulher como mãe, esposa, companheira, monitora do lar, gestora da família e agricultora familiar.

Ao final do encontro, com encerramento previsto para as 16h, será feita uma avaliação e encaminhamentos de ações desenvolvidas durante o dia pela coordenadora regional da Emater em João Pessoa, Keila Deininger, e as extensionistas sociais Heloise Vilar, Zilda Abrantes e Mônica Euleutério, organizadoras do evento, junto com as  assessoras do Núcleo de Extensão Social da Emater (Nueso), Eliezia Paulino, Ivanalda Dantas, Mércia Lucas, Vilani Marinho, Jacileide Andrade e Isaurina Nóbrega.

Com apoio do Governo do Estado e parceria das prefeituras municipais, associações comunitárias, sindicatos rurais, Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRs), e Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural do Estado da Paraíba (SINTER-PB), a Emater realizou mais de 50 eventos neste mês de março, entre palestras, oficinas, cursos, encontros, capacitações, almoços com sorteios e distribuição de prêmios, todos direcionados à mulher rural.

A Emater Paraíba presta assessoramento a 1.553 mulheres rurais e promove a organização de 43 grupos de mulheres distribuídos em seis eixos de atuação: Organização de quintais produtivos, Beneficiamento e processamento adequado de alimentos, Financiamento das atividades da mulher rural, Comercialização da produção familiar, Fomento e qualificação para atividades não agrícolas e ampliação no acesso a políticas e programa públicos.

Todas as ações desenvolvidas pela extensão rural paraibana seguem diretrizes da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), fundadora da Rede de ATER para mulheres, informou o presidente da Emater Paraíba, Geovanni Medeiros.