João Pessoa
Feed de Notícias

Governador visita UFCG e destaca articulação para criação de Centro de Tecnologia Mineral

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011 - 15:32 - Fotos: 
O governador Ricardo Coutinho (PSB) visitou na manhã desta quarta-feira (8) o Centro de Tecnologia e Recursos Minerais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e conheceu o Programa de Desenvolvimento de Mineração Paraibana.  Após ser recebido pelo reitor Thompson Mariz, o governador destacou como prioridade a instalação de um Centro de Tecnologia Mineral na própria instituição para dar suporte aos municípios da região do Seridó. O centro vai trabalhar a tecnologia para promover o melhor aproveitamento dos recursos minerais.

Ricardo convocou todos os parceiros a chamarem para si a responsabilidade de construção de uma política pública mais efetiva no ramo da mineração para evitar que o Estado continue perdendo muito com a desorganização do setor, a falta de segurança e condições adequadas dos mineradores e baixo preço dos minérios extraídos.

O governador ressaltou que é preciso agregar valor ao minério como matéria prima e retomar a discussão de como os órgãos podem atuar para alavancar o setor da mineração. Ele lembrou que está buscando, junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a instalação de um Centro de Tecnologia Mineral para dar suporte aos municípios da região do Seridó. “Vim para a UFCG conhecer o trabalho que é realizado por gente capacitada que será muito importante para ajudar nessa caminhada em prol do desenvolvimento”.   

Valorização – De acordo com Ricardo, a Paraíba possui a segunda maior bacia de pedras semipreciosas do Nordeste e dessa riqueza fica muito pouco para o Estado pela falta de regras como fiscalização, crédito, maquinário e agregação de valor ao minério para pensar o desenvolvimento de médio e longo prazo.

O governador ressaltou que está fazendo um diagnóstico para inserir o projeto Cooperar, que tem como foco o combate à pobreza rural, o empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento de Agricultura (FIDA) e o Empreender Paraíba como agentes financiadores do setor mineral para que os garimpeiros e mineradores saiam dessa lógica de subserviência política nas comunidades. “Ainda não temos grandes recursos, mas assumimos a responsabilidade de olhar essa atividade com a responsabilidade que ela requer”, ressaltou o governador.

Programa – O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, explicou que o objetivo  do Programa de Desenvolvimento Mineral é devolver cidadania as 8 mil famílias de pequenos mineradores residentes nos 17 municípios do Vale do Sabugí, Seridó e Curimataú, que sobrevivem da extração e comercialização dos bens minerais, até então explorados de forma rudimentar e predatória.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico em parceria com o Governo Federal, Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), Sebrae, UFCG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), INSS, além da Cinep, da Sudema e do Cerest.

Apoio – O reitor Thompson Mariz destacou que a visita foi um momento ímpar por ser o primeiro governador que visita o centro de tecnologia para falar sobre o pólo mineral e a mineração na Paraíba. Thompson destacou que a UFCG está pronta para apoiar e subsidiar o projeto de apoio à pequena, média e grande mineração no Seridó da Paraíba, que funciona de maneira muito rústica.     

A comitiva visitou ainda o Laboratório Nacional de Dessalinização instalado na UFCG, que é uma referência nacional, e o projeto Praça da Engenharia, que consiste no ensino da engenharia nas escolas estaduais.  Integrou a comitiva o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; de Planejamento, Gustavo Nogueira; de Interiorização; Adriano Galdino; o secretário executivo de governo; Lúcio Flávio; o secretário executivo da Indústria e Comércio, Marcos Procópio, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq), Claudio Furtado, entre outras autoridades.   

Debate com trabalhadores – Em seguida, o governador seguiu para Pedra Lavrada, onde irá conhecer de perto as condições de trabalho dos mineradores na Unidade de Lapidação de Pedra Lavrada e a Unidade de Beneficiamento da Cooperativa de Mineradores de Pedra Lavrada (Comipel).

No período da tarde, Ricardo Coutinho e representantes do Governo participam de reunião com os dirigentes das cinco cooperativas dos pequenos mineradores da Messoregião do Seridó e com garimpeiros sobre os problemas e possíveis soluções para a melhoria das condições do trabalho dos mineradores.