João Pessoa
Feed de Notícias

Governador visita CG e Pedra Lavrada para conhecer projetos de mineração

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011 - 19:12 - Fotos: 
O governador Ricardo Coutinho (PSB) visita nesta quarta-feira (9) os municípios de Campina Grande e Pedra Lavrada para conhecer de perto os projetos na área de mineração desenvolvidos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e na região do Seridó paraibano. O governador será acompanhado pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; do secretário de Interiorização, Adriano Galdino, e do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), Geraldo Nobre.

Ricardo Coutinho informou que a Paraíba é a segunda maior bacia de pedras semi-preciosas do Nordeste, mas a exploração é muito rudimentar e não agrega tanto valor aos minerais. O governador ressaltou que o Estado trabalha na perspectiva de valorizar o minério extraído na Paraíba e de oferecer condições para que os garimpeiros trabalhem com mais segurança.

O secretário Renato Feliciano disse que a secretaria está fazendo as articulações necessárias para dotar as cooperativas de mineração de infraestrutura e equipamentos necessários e investir na capacitação para agregar valor ao minério da Paraíba através de projetos desenvolvidos em parceria com o CDRM, o Sebrae e a UFCG.  

Em Campina Grande, o governador será recebido às 10h pelo Reitor da UFCG, Thompson Mariz, que acompanhará a comitiva durante visita ao Departamento de Mineração da universidade e ao laboratório de Geologia e Mineração. Em seguida, acontecerá reunião com representantes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, CDRM, UFCG e Sebrae para a apresentação das ações desenvolvidas na área da mineração no Seridó paraibano.     

O último compromisso em Campina será às 11h30, quando o governador vai conhecer o projeto Praça de Engenharia e visitar o Laboratório de Dessalinização da UFCG.

Pedra Lavrada
– Já em Pedra Lavrada, às 15h, o governador irá conhecer de perto as condições de trabalho dos mineradores na Unidade de Lapidação de Pedra Lavrada e a Unidade de Beneficiamento da Cooperativa de Mineradores de Pedra Lavrada (Comipel).

Em seguida, Ricardo Coutinho e representantes do governo participam de reunião com os dirigentes das cinco cooperativas dos pequenos mineradores da Messoregião do Seridó e com garimpeiros sobre os problemas e possíveis soluções para a melhoria das condições do trabalho dos mineradores. O evento acontece no Centro Profissionalizante de Pedra Lavrada.