Fale Conosco

20 de julho de 2009

Governador vai restaurar estrada de Alagoa Nova e reconstruir barragem de Camará



O governador José Maranhão anuncia reconstrução de Camará e restauração da estrada de acesso ao município de Alagoa Nova. O anúncio foi feito durante o evento ‘Roteiro Caminhos do Frio’, na noite de sexta-feira (17), nesta cidade.

Maranhão falou para a imprensa que a reconstrução da barragem vai ser realizada para assegurar a população da região abastecimento de água para todos os municípios no Planalto da Borborema. Ele explicou que a localização da barragem é privilegiada e o custo da obra será mais baixo que construir uma barragem situada na parte baixa da serra. Outra vantagem é a qualidade da água da barragem de Camará, sendo adequada ao consumo humano.

“Vamos restaurar a estrada de acesso a cidade de Alagoa Nova que está em péssimo estado de conservação. E estamos estudando a elaboração de um projeto para uma nova rodovia que vai ligar a Alagoa Nova a Areia, fechando inteiramente o ‘Roteiro Caminhos do Frio’. Um projeto importante para o turismo da região”, informou Maranhão.

O prefeito de Alagoa Nova, Kleber Moraes, disse que estava muito satisfeito com a presença do governador ao evento da ‘Galinha e da Cachaça’ e dos anúncios de projetos que vão gerar emprego e melhoria na qualidade de vida dos moradores do município.

A barragem Camará está localizada no Brejo paraibano e distante 148,6 quilômetros de João Pessoa. Os recursos do Tesouro do Estado já estão assegurados, da ordem de R$ 10 milhões, oriundos do empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O orçamento total para a reconstrução, estimado em 2005 pela comissão interdisciplinar formada pela Justiça Federal, atinge R$ 18 milhões. De acordo com o secretário da Infraestrutura, Francisco Sarmento, as obras devem durar 12 meses. A barragem tem 300 metros de extensão e 100 deles serão reconstruídos, pois os outros 200 estão intactos, não sofreram qualquer abalo à época do acidente ocorrido em 2004.

O ‘Roteiro Caminhos do Frio’ começou na quinta-feira (8) na cidade de Alago Nova com a ‘Festa da Galinha e da Cachaça’. Foram realizadas atividades na cidade como o ‘Cinema na Escola’, onde alunos das redes municipal e estadual tem oportunidade de conhecer de perto espetáculos teatrais e filmes produzidos no Estado. Os turistas participaram de caminhadas  ecológicas, ‘Caminhos dos Engenhos’, onde os visitantes podem conhecer de perto a produção da cachaça e da rapadura, além de um espaço especial destinado a gastronomia e ao artesanato,onde são comercializados produtos da região.

Gledjane Maciel, da Secom, com fotos de Mano de Carvalho