João Pessoa
Feed de Notícias

Governador solicita recursos para expandir a agricultura familiar

quarta-feira, 25 de maio de 2011 - 11:03 - Fotos: 

Mais recursos para a agricultura familiar na Paraíba foi o tema da audiência do governador Ricardo Coutinho com o pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, ocorrida na tarde desta terça (24), em Brasília.

Foram encaminhados 12 pleitos como a rede de mercados e espaços de comercialização, quatro patrulhas mecanizadas para atender a rodovia ‘Caminhos da Produção’, 30 conjuntos de moto-ensiladeiras para o programa estadual de alimentação animal, 50 tanques de resfriamento para atender as áreas de expansão no Programa do leite e derivados e 500 toneladas de sementes para atender ao Programa Estadual de Produção e distribuição de sementes.

O governador também solicitou ampliação da parceria entre o MDA e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (SEDAP), para a execução das políticas de desenvolvimento rural sustentável. Ricardo Coutinho destacou que a criação de uma rede de abatedouros irá agregar valor a produção na questão da sanidade animal e para o escoamento organizado da produção.

“A Paraíba tem arranjos produtivos de galinha caipira e caprinocultura, por exemplo, mas ao mesmo tempo falta uma melhor capacidade de processar o corte de maneira mais adequada. Os abatedouros cumprirão essa tarefa de uma forma importante no fortalecimento dos arranjos produtivos locais”, ressaltou o governador.

Afonso Florence falou da importância de garantir a inclusão social e produtiva dos agricultores familiares e determinou uma aproximação entre as equipes do MDA e do governo do Estado para construir uma agenda conjunta.

O ministro destacou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) como uma política estruturante para ampliar a capacidade produtiva. “Apresentei para o governador os avanços que vamos anunciar no Plano Safra para o Mais Alimentos com financiamento para modernização da agricultura familiar, pois é uma forma de suprir parte das demandas no estado”, enfatizou.

Estiveram presentes ao encontro o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca Marenilson Batista e o deputado federal Luiz Couto.