João Pessoa
Feed de Notícias

Governador se reúne com ministra da Igualdade Racial e apresenta projetos

sexta-feira, 25 de março de 2011 - 12:08 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho se reuniu, na noite desta quinta-feira (24) com a ministra Luiza Bairros, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. No encontro, o governador teve a oportunidade de apresentar à ministra projetos do Governo do Estado para o setor, além de reivindicar convênios com o Governo Federal.

O encontro ocorreu no Espaço Cultural, em Tambauzinho, e contou com a participação do prefeito de João Pessoa Luciano Agra, o Chefe de Gabinete Alexandre Urquiza, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana Irâe Lucena, a secretária Executiva da pasta Gilberta Soares, a gerente Executiva da Equidade Racial Regina Alves, além das secretárias Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes e de Desenvolvimento Social, Marinalva Conserva.

O governador Ricardo Coutinho garantiu que ampliar políticas públicas não só para a comunidade negra, como para outros movimentos organizados é uma prioridade na administração dele. Ele, disse ainda, que construir o Centro de Cultura Negra na capital é um sonho antigo. O projeto de construção está orçado em aproximadamente R$ 2 milhões.

Ainda durante durante o encontro, Ricardo falou da importância de se investir na profissionalização nas comunidades ciganas e negras e em políticas públicas voltadas à educação, cultura, artesanato e agricultura popular. Para isso, destacou a importância de uma parceria com a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Social. “O Estado ainda precisa avançar em muitas áreas de políticas públicas. Precisamos combater o racismo dentro e fora do poder público e unir forças”, ressaltou.

Já a ministra Luiza Bairros falou da necessidade de se criar o Centro da Comunidade Cigana, em Sousa. Mostrou que a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial está disponível a buscar recursos à medida que o Governo do Estado se proponha a elaborar o projeto e levantar os custos e disse ainda que pretende acompanhar todo o processo de execução.

Luiza Bairros também destacou a importância do governo do estado como força, para que as políticas públicas destinada à comunidade negra funcionem. Ela também chamou a atenção quanto à mortalidade da população negra e se mostrou preocupada com o número de homicídios envolvendo jovens negros na Paraíba. Luiza Bairros concluiu a reunião anunciando para o mês de abril, o lançamento da campanha do governo federal pelo fim do racismo, que tem como tema “Igualdade Racial é Pra Valer”.

Após o encontro, a ministra Luiza Bairros assistiu acompanhada do governador Ricardo Coutinho e do prefeito Luciano Agra, a uma apresentação cultural do Grupo Raízes, no Mezanino 2. Depois eles seguiram para o Teatro Paulo Pontes, onde representantes  do movimentos negros, de mulheres ciganas, de terreiros e de comunidades indígenas já aguardavam para assistir a Conferência: “Mais Mulheres no Poder – Um olhar sobre a Mulher Negra”, apresentada pela ministra. O evento faz parte da Programação em homenagem ao Dia da Mulher, realizada pela Secretaria Estadual da Mulher e da Diversidade Humana.