João Pessoa
Feed de Notícias

Governador recebe ministra Ideli Salvati e discute projetos no setor pesqueiro

terça-feira, 7 de junho de 2011 - 15:08 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho recebe nesta terça-feira (7), às 18h30, no Palácio da Redenção, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. Na pauta do encontro estão a proposta de convênio entre o Ministério e o Governo do Estado para implementação do Plano Estadual de Desenvolvimento da Pesca e um pedido do  Ministério para que o Governo do Estado agilize a emissão de autorizações ambientais para o desenvolvimento da aquicultura.

Na manhã da quarta-feira (8), a partir das 8h, a ministra Ideli Salvatti, acompanhada do superintendente federal da Pesca e Aquicultura da Paraíba, José Wigineski, e do presidente do Porto de Cabedelo, Wilbur Jácome, visita o Terminal Pesqueiro de Cabedelo, construído pelo Governo do Estado com financiamento federal.

O terminal possui uma área de 3,6 mil metros quadrados e é composto com ancoradouros para barcos industriais e artesanais, cais de acostagem, galpão industrial e câmaras frigoríficas. A ministra terá a oportunidade de conhecer no local e duas embarcações da cooperativa de pescadores de Cabedelo que foram adquiridas com recursos do Programa Nacional de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira Nacional.

Revitalização do terminal – Recentemente, em Brasília, o governador Ricardo Coutinho solicitou que o Ministério repasse para a Companhia Docas a administração do terminal. Na ocasião, o governador disse que o Estado se dispõe a revitalizar a estrutura que se encontra sem uso e preservar os equipamentos em deterioração, com objetivo de atrair barcos pesqueiros de porte médio e industrial com uma política comercial consistente para viabilizar a economia local.

Ainda na agenda da ministra, às 9h30, está prevista uma visita à Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura da Paraíba para reunião com lideranças do setor pesqueiro e aquícola e entidades de fomento. Às 11h30 serão entregues equipamentos de apoio a atividades pesqueiras, entre eles o “caminhão do peixe”, dentro do programa do MPA que visa a melhoria da infraestrutura do setor.