João Pessoa
Feed de Notícias

Governador recebe equipe de para-atletas e destaca força de vontade

quinta-feira, 1 de setembro de 2011 - 19:29 - Fotos:  Francisco França

Governador manifestou alegria em receber atletas paraolímpicos/Francisco França-Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho recepcionou, na tarde desta quinta-feira (1º), atletas paraibanos que participaram da Paraolimpíada Escolar Brasileira 2011, que aconteceu em São Paulo até o início desta semana. Durante o encontro, ele elogiou a força de vontade dos atletas, que trouxeram várias medalhas para o Estado, e se disse muito feliz em recebê-los depois dessa campanha vitoriosa. “Tanto os atletas quanto os profissionais que se esforçaram para levá-los a São Paulo estão de parabéns”, ressaltou.

A Paraíba conquistou 18 medalhas nas Paraolimpíadas de São Paulo. O principal destaque foi a grande conquista da equipe paraibana do goalball feminino, que venceu o time de São Paulo na final, por 5 a 4, e conquistou a medalha de ouro, na casa do adversário. Além do título, a Paraíba teve a artilheira da competição, a atleta Keli.

Outro esporte de destaque foi a natação, que trouxe medalhas com Danielly Oliveira, vencedora da prova dos 50 metros livres, e Guilherme Guimarães, campeão no salto em distância. No atletismo, mais dois ouros foram conquistados: com Diego Soares, nos 300 metros rasos, e com Eduarda Olinto, no arremesso de pelota. Já Érica Belizário, Joeferson Marinho, José Wilames e Priscilene Santos, nas provas de 300 metros T36, 300 metros T12, salto em distância e 400 metros T11, respectivamente, ficaram com o bronze.

O atleta Wilian Veras, do goalball, destacou o apoio do governo para que a delegação conseguisse alcançasse o feito. “Em nome de todos os atletas, agradeço ao governador e à Secretaria de Esporte, que fizeram tudo para que disputássemos essa competição”.

Para o chefe da delegação paraibana em São Paulo, Jean Klaud, foi uma grande competição dos atletas paraibanos, que alcançaram o melhor resultado do Estado na história. “Batemos a marca dos anos anteriores, em termos de conquista de medalhas. Isso mostra como foi importante a realização dos Jogos Paraescolares, neste ano, na Paraíba”, disse Jean.

Incentivo – Em maio passado, a Secretaria de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) organizou a primeira edição dos Jogos Paraescolares, competição que nunca havia sido realizado na Paraíba. Neste mês, mais um grande campeonato de esporte paraolímpico vai acontecer: o Campeonato Brasileiro de Futebol, em João Pessoa, do dia 3 ao dia 9.

Para o titular da Sejel, Fábio Maia, o intuito é dar cada vez mais condições para que os para- atletas paraibanos se destaquem nos campeonatos. “Ver estes atletas superarem as dificuldades do dia-dia no esporte é maravilhoso”, disse.