João Pessoa
Feed de Notícias

Governador recebe convite de embaixador para visitar a Venezuela

sexta-feira, 9 de março de 2012 - 21:22 - Fotos:  João Francisco/Secom-PB

Foto: João Francisco/Secom-PB

Em audiência realizada no final da tarde desta sexta-feira (9), no Palácio da Redenção, o governador Ricardo Coutinho foi convidado pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Maximiliem Arvelaz, para conhecer o país com objetivo de estreitar as relações institucionais e econômicas nas áreas da cultura, saúde e agricultura.

O governador Ricardo Coutinho agradeceu o convite do embaixador e determinou à equipe de governo que inicie os entendimentos com a embaixada da Venezuela para a definição de uma agenda administrativa e econômica no país que possa estabelecer parcerias em áreas estratégicas entre a Paraíba e a Venezuela.

Ricardo destacou que a Paraíba possui um grande potencial no setor de agricultura que pode servir de experiência técnica e para exportação de produtos como abacaxi, mel, leite, laranja, arroz para suprir o mercado venezuelano. Ele citou ainda  a área da cultura, na qual pode haver troca de experiências na implementação das orquestras sinfônicas para jovens de baixa renda, um projeto de sucesso na Venezuela e que está sendo implantado neste mês na Paraíba.

Nesta primeira visita do embaixador Maximiliem Arvelaz à Paraíba, ele cumpre agenda com a comunidade universitária e neste sábado (10) conhecerá experiências na área de agricultura familiar e projetos como a fábrica de leite em pó que pode exportar para a Venezuela o produto e, posteriormente, fazer transferência da tecnologia para lá.

Maximiliem ressaltou que no encontro com o governador foram identificadas algumas áreas que podem culminar em um intercâmbio cultural e comercial e uma visita oficial do governador da Paraíba a Venezuela.  “Esse encontro foi bastante positivo por adquirir uma visão mais ampla do Estado e os meios para estreitarmos os laços e intercâmbios, até porque o Nordeste do Brasil é um parceiro natural da Venezuela por aspectos culturais, climáticos e econômicos”, disse.

O embaixador afirmou que o setor de agricultura na Venezuela passa por um processo de desenvolvimento e de busca na diminuição das exportações de gêneros alimentícios que chega a 70% e que a troca de experiência com o Brasil e estados com perfil agrícola como a Paraíba é fundamental. “Vamos conhecer as experiências desenvolvidas no Estado pelos órgãos técnicos como Embrapa, Emepa e Emater na área da agricultura e agropecuária, para construirmos acordos que sejam positivos para os dois países”, completou.

Foto: João Francisco/Secom-PB

O secretário executivo de Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, salientou  que a Paraíba se destaca na produção de mel, de leite, de frutas e de arroz, além de projetos desenvolvidos pela Emepa e Emater que possuem um “know-how” forte de tecnologias e pesquisas que poderão resultar em parcerias e repasse de conhecimento para a Venezuela.   Ele revelou que existe um esforço conjunto do Estado e órgãos parceiros na viabilização de uma fábrica de leite em pó na Paraíba para processar o leite e vender para mercados como a Venezuela.

Também estiveram presentes à audiência o secretário executivo de Governo, Lucio Flavio, e a coordenadora do Movimento dos Sem Terra (MST) na Paraíba, Dilei Schiochet.