João Pessoa
Feed de Notícias

Governador recebe cônsul dos EUA e discute parcerias em diversos setores

quarta-feira, 11 de maio de 2011 - 17:32 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Governador defende projetos de inclusão dos jovens no mercado de trabalho - José Marques/Secom-PB

Parcerias entre o Governo do Estado e o consulado dos EUA nas áreas de educação, economia e cultura foram discutidas durante audiência realizada na manhã desta quarta-feira (11), entre o governador Ricardo Coutinho (PSB), a cônsul de diplomacia pública, Heidi Arola, e o adido político econômico, Leonel Miranda, representantes do consulado dos EUA em Recife.

Durante a audiência, que ocorreu no gabinete do governador no Palácio da Redenção, foram feitos os primeiros contatos para a realização de parcerias para projetos de inclusão dos jovens no mercado de trabalho, como o Enter Jovem, e de intercâmbio, como Jovens Embaixadores. A secretária de Mulher e Diversidade Humana, Iraê Lucena, e o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, também participaram do encontro.

O governador Ricardo Coutinho frisou que o Estado tem todo o interesse em firmar parcerias com o consulado dos Estados Unidos nas áreas de educação para qualificação profissional e intercâmbio dos estudantes, economia e turismo.

A cônsul Heidi Arola ressaltou que o consulado dos Estados Unidos e a missão diplomática no Brasil desenvolvem um programa em alguns Estados brasileiros, o Enter Jovem, que poderia ser implementado na Paraíba. Heidi explicou que o programa fornece em dois anos treinamento especializado em várias áreas como informática, como se preparar para uma entrevista de trabalho, inglês, entre outros.

“É um projeto muito importante para a empregabilidade dos jovens tendo em vista as oportunidades com a Copa do Mundo e os jogos olímpicos no Brasil. Temos a ideia de trazer esse programa para a Paraíba, mas é preciso conversar mais com o Governo do Estado para viabilizá-lo”, explicou.

Jovens Embaixadores – A cônsul de diplomacia dos EUA também divulgou o Projeto Jovens Embaixadores, que é voltado para estudantes brasileiros de escolas públicas entre 15 e 18 anos, com consciência cidadã e que pertençam à camada sócio-econômica menos favorecida. Os selecionados têm a oportunidade de fazer um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. “Tivemos três estudantes paraibanos selecionados como jovem embaixador em outras edições e esperamos que este ano mais um seja selecionado para vivenciar essa rica experiência de intercâmbio e conhecimento entre os dois países”, explicou.

Heidi avaliou que essa foi uma excelente oportunidade para conhecer o novo governador da Paraíba e conversar sobre parcerias potenciais com os EUA. “Essa foi minha primeira visita à Paraíba, onde pude conhecer João Pessoa e Campina Grande e pretendo voltar para firmar intercâmbios e parcerias”.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, disse que tem certeza que serão construídas grandes parcerias com o consulado dos Estados Unidos, como o programa Enter Jovem, que se enquadra com a política desenvolvida pelo governo estadual. Ele explicou que esse programa já existe de maneira muito exitosa em Sergipe e Rio de Janeiro. Renato Feliciano destacou que foram iniciados contatos para intercâmbio comercial com os EUA e que na próxima semana estará indo até o consulado no Recife para uma reunião como o chefe do setor de comércio exterior para divulgar as potencialidades do Estado e tentar atrair investimento no setor de turismo e comércio. “Estamos dando passos importantes para um grande intercâmbio comercial entre a Paraíba e os Estados Unidos”, avaliou Renato Feliciano.