João Pessoa
Feed de Notícias

Governador prestigia posse do procurador-geral de Justiça

domingo, 30 de agosto de 2015 - 10:45 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho prestigiou, no final da tarde desse sábado (29), a solenidade de recondução de Bertrand de Araújo Asfora ao cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), para o biênio 2015/2017. Na ocasião, Ricardo afirmou que o MP é a instituição que garante estabilidade e harmonia nas relações, mesmo cumprindo seu papel de fiscalizador da lei e de vigilante sobre a aplicação dos recursos públicos.

“Acredito que o órgão está nas mãos de uma pessoa honrada, qualificada e para a sociedade isso é fundamental”, disse o governador. Em seu pronunciamento, Ricardo afirmou que sua função enquanto governador é fortalecer as instituições. Disse não ter escolhas pessoais e que sempre procurou respeitar a democracia interna fortalecendo o Ministério Público. Ele lembrou que pela terceira vez, teve oportunidade de participar desse processo, e em todas as vezes escolheu aquele que teve a maior aceitação e a maior confiança dos promotores e procuradores da Casa.

Ricardo disse ainda que dois pontos foram fundamentais para a recondução de Asfora ao MPPB. “Um é o respeito ao processo interno do órgão, quando os promotores escolheram colocar novamente Bertrand Asfora à frente da instituição, e o segundo é sua visão pessoal enquanto cidadão, acreditando firmemente que o MP está nas mãos de uma pessoa honrada que cumpre o seu papel, havendo discordância ou não de minha parte”.

Por sua vez, o procurador reempossado afirmou que vai redimensionar a instituição para avançar mais no combate à corrupção. Disse reconhecer que a situação do país é difícil e que a ideia é redimensionar o Ministério Público para dar mais resolutividade à instituição.

“Vejo minha recondução ao cargo com muita responsabilidade. É um sentimento diversificado e o que mais pesa é a responsabilidade da confiança depositada em mim pelo governador Ricardo Coutinho, pelos votos que tive na instituição e pela credibilidade que o Ministério Público tem no país. Então é um sentimento de muita responsabilidade, mas de uma vontade enorme de servir o povo da Paraíba pelo Ministério Público”, disse Asfora.

Antes da posse, que aconteceu no Centro de Convenções de João Pessoa, houve uma celebração ecumênica, seguida pela sessão solene de posse do Colégio de Procuradores de Justiça do MPPB. A nomeação de Bertrand Asfora pelo governador da Paraíba ocorreu no dia 7 de agosto. O procurador-geral reconduzido foi o mais votado na eleição que aconteceu no último dia 29 de julho.