João Pessoa
Feed de Notícias

Governador prestigia o evento, que homenageará personalidades paraibanas

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009 - 17:28 - Fotos: 
O governador da Paraíba José Maranhão, participa nesta sexta-feira (4) da XVIII Noite da Cultura, que será realizada às 20h30 no Cine Banguê do Espaço Cultural, em João Pessoa. Os homenageados serão: Adilia Crispim (que receberá em nome do esposo já falecido, o jornalista Luiz Augusto Crispim), Célia Maria Costa de Carvalho, Flávio Roberto Tavares de Melo e Márcia Steinbach Silva Kaplan. A Noite da Cultura tem o objetivo de homenagear personalidades que, através de trabalhos, obras e ações, tenham se distinguido na cultura paraibana.

O evento passou seis anos sem ser realizado e agora está sendo retomado. A Noite da Cultura é uma ação do Conselho Estadual da Cultura. A Menção Honrosa vai para a professora Célia Carvalho; a Honra ao Mérito para Luiz Augusto Crispim (in memoriam), e o Prêmio Estadual da Cultura para o artista plástico Flávio Tavares.

Lançamentos – Também no evento será lançada a revista Paraíba Cultural, publicação em que o Governo presta contas de suas ações na área cultural. A revista também divulga artigos dos conselheiros e de colaboradores. Haverá ainda o lançamento de novos títulos da Biblioteca Paraíba: uma coletânea de livros reeditados ou novos títulos produzidos por paraibanos e de interesse da cultura da Paraíba. Há seis anos a coletânea não era publicada.

Será lançada também a obra ‘Crônicas Escolhidas e Comentadas’, de autoria de Virginius da Gama e Melo, organizada por Ivaldete Maria da Silva. O outro lançamento é a reedição do Dicionário Cronográfico, de autoria de Coriolano de Medeiros, uma obra do século passado.

Depois da solenidade de entrega do prêmio e dos diplomas, haverá um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência do maestro Sacha Burity Mandl, radicado nos Estados Unidos há vários anos.

Prêmio e diplomas – As homenagens compreendem o Prêmio Estadual da Cultura, no valor de R$ 10 mil (dez mil reais), atribuído ao paraibano ou paraibana que haja prestado excepcionais serviços à cultura de sua terra nas artes, letras e ciências; o Diploma de Honra ao Mérito é igualmente atribuído, pelo mesmo motivo, à personalidade residente ou não no Estado; e o Diploma de Menção Honrosa, entregue a pessoas residentes na Paraíba, que tenha se destacado por sua atividade intelectual ou artística.

A escolha é específica para cada homenageado e se realiza através do voto secreto, em sessão especial do Conselho Estadual de Cultura convocada para este fim.  A revista Paraíba Cultural apresenta o balanço de suas atividades e de outros órgãos ligados à cultura paraibana, vinculados à Secretaria de Educação e Subsecretaria de Cultura, além de colaborações dos membros do colegiado e de outras personalidades convidadas.

Programação

20h30 – Abertura
Diploma de Menção Honrosa à Profª. Drª Célia Carvalho
Diploma de Honra ao Mérito a Luiz Augusto Crispim (in memoriam)
Diploma e Prêmio Estadual da Cultura ao artista Flávio Tavares
Lançamento de novos títulos da Biblioteca Paraibana
Lançamento da Revista Paraíba Cultural nº 18
Apresentação da Orquestra Sinfônica da Paraíba, sob a regência do maestro Sacha Burity Mandl
Coquetel

Josélio Carneiro, da Secom-PB