João Pessoa
Feed de Notícias

Governador prestigia capacitação de professores do Brasil Alfabetizado

quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 09:24 - Fotos: 
O governador José Maranhão, acompanhando do secretário de Estado da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio, prestigiou o curso de capacitação de professores que integram o Programa Brasil Alfabetizado, etapa 2009, na Paraíba.
Na ocasião, Maranhão convidou os docentes a se engajarem no Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD-PB). O evento está sendo realizado até a sexta-feira (14), e reúne magistrados da 1ª Região de Ensino, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

Maranhão ressaltou o papel importante dos professores no combate ao analfabetismo e convidou os profissionais para participar do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a sociedade civil e instituições públicas e particulares.

Mobilização social – “Se existe alguém que é indispensável no combate ao analfabetismo é o professor. Não só na sua função profissional, mas também como líder na comunidade em que trabalha. Por isso, eu tenho certeza que todos vocês vão se engajar na campanha de combate às drogas, porque não é só um trabalho de governo e sim de mobilização das camadas sociais”, concluiu.    

Sales Gaudêncio falou dos índices de analfabetismo na Paraíba e das metas desenvolvidas pelo Governo do Estado para reverter a estatística. “Em 2008, o Programa estava desativado e 70 mil paraibanos deixaram de ser alfabetizados, piorando ainda mais os índices de analfabetismo registrados no Estado. Em 2009, reativamos o Programa e conseguimos alfabetizar mais de 70 mil pessoas. E já encaminhamos ao Ministério da Educação empenho do programa para 2010, que deve começar no segundo semestre. A meta é até 2011 alfabetizar 300 mil paraibanos”, informou.  

O Programa Brasil Alfabetizado, etapa 2009, iniciou o curso de capacitação na segunda-feira (10) para 300 professores da 1ª Região de Ensino. Nos próximos dias, os professores das outras 11 Regiões de Ensino também serão capacitados. No total, são 5.290 docentes que participam do Programa em todo o Estado, acompanhados por 490 coordenadores que estão disponíveis para dúvidas e informações complementares. Para ser beneficiado com o Programa, desenvolvido em parceria entre os governos federal e estadual, o aluno precisa ter acima de 15 anos.

A professora Janieli Coelho, da cidade de Bayeux, falou da importância do curso para a formação dos profissionais. “No curso adquirimos mais conhecimento e melhora nosso rendimento na sala de aula”, comentou.

“O trabalho do Programa Brasil Alfabetizado também está sendo realizado nos presídios paraibanos, onde ajudamos na ressocialização dos detentos, para que possam voltar ao convívio social com mais conhecimento”, explicou Cristina Gomes, professora da Penitenciária Forense, em João Pessoa.

Gledjane Maciel, com fotos de Ernane Gomes, da Secom-PB