João Pessoa
Feed de Notícias

Governador participa de exposição em Taperoá e evento em Juazeirinho

segunda-feira, 9 de novembro de 2009 - 09:52 - Fotos: 

O  governador José Maranhão participou, na manhã deste domingo (8), do encerramento da 5ª Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos das Raças Nativas e da 18ª Feira Estadual de Animais, no município de Taperoá, no Cariri paraibano. Os dois eventos reuniram criadores de vários Estados e apresentação de 500 animais de todo o Nordeste.
 
Maranhão visitou a exposição e conversou com os criadores da região. Em seguida, entregou os prêmios aos vencedores do torneio leitero e falou da  importância do evento. “A festa trouxe agropecuaristas de varias regiões e garantiu a participação de todos nas premiações e, sobretudo, nas exibições de produtos melhorados das raças de caprinos e ovinos” enfatizou.

Foram premiados no torneio leitero 21 produtores que se destacaram durante este ano. O prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura, disse que uma das grandes preocupações dos criadores do Cariri é a cochonilha (inseto) que destrói a palma, a ração dos animais na região. “A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa) discutiu com os criadores a revitalização de áreas atingidas pela cochonilha e trabalho preventivo”, acrescentou.

Deoclécio agradeceu a presença do governador, os investimentos que estão sendo feitos no município e informou que Feira de Animais de 2010 será antecipada para o mês de maio. “O Governo do Estado financiou mais de 50% da Exposição para recuperação do parque que, hoje, é um dos melhores do Norte/Nordeste. Na próxima semana será feita a licitação da construção do hospital do município, uma obra de R$ 10,6 milhões”, explicou.
 
O secretário do Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Ruy Bezerra, destacou o desenvolvimento da caprinocultura na região do Cariri e sua importância para o programa do leite na Paraíba. “Os animais da região produzem 13.800 litros de leite por dia. O governo do Estado pretende dobrar essa produção para 30 mil litros/dia. A caprinocultura é responsável por cerca de 4% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), nos últimos anos”, explicou.

Na Paraíba, o leite da cabra já está sendo transformado em pó. Para alavancar a produção, Ruy disse que está sendo negociado um financiamento com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agropecuário (Fida). O dinheiro vai proporcionar a ampliação da produção do leite de cabra em pó e a participação de varios criadores.

O Fida é vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU) e tem a finalidade de promover o desenvolvimento rural de regiões equivalentes ao semi-árido paraibano. “O governador inseriu em seu programa aquisição de dois mil embriões através do Fida e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, concluiu.

Aniversário da cidade de Juazeirinho

O governador José Maranhão, no início da tarde deste domingo, esteve no município de Juazeirinho para prestigiar a festa de comemoração dos 96 anos da cidade. Para celebrar a data, a prefeitura realizou o 1º Campeonato de MotoCross, reunindo competidores de todo o nordeste.

Maranhão visitou o prédio do abatedouro e o mercado público do município. Em seguida, almoçou com lideranças políticas da região na residência do prefeito, Bevilácqua Matias. Depois seguiu para o Campeonato onde foi recebido com festa pelos populares.

Cidade de Juazeirinho – O município de clima semi-árido conta com uma população de 16.476 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua emancipação política aconteceu em 1957, quando deixou de ser distrito de Soledade. A economia é de agricultura de subsistência, pecuária e extração de minério.  

Gledjane Maciel, com fotos de Walter Rafael, da Secom