Fale Conosco

18 de outubro de 2011

Governador participa da abertura do 39º Congresso da Abav



O governador Ricardo Coutinho participa, nesta quarta-feira (19), às 10h, da abertura oficial da 39ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav) e Feira das Américas, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).  O governador estará representando o Estado no maior evento do setor nas Américas e ajudando a divulgar o destino Paraíba junto a mais de 24 mil agentes de viagens e representantes do trade turístico.

Desde o início da gestão, o governador vem se empenhando pessoalmente na busca da promoção do setor, visando atrair mais turistas para o Estado, a exemplo da particiapação do Workshop Nacional da CVC, em São Paulo, da celeridade nas obras do Centro de Convenções e dos contatos do governo com a direção da Rede Globo para a divulgação da Paraíba na telenovela “Aquele Beijo”. “Queremos estar à frente desse processo para que a Paraíba atraia os olhares e a visita de pessoas do Brasil e do mundo, de forma a desenvolver a nossa indústria turística”, disse.

Ricardo Coutinho visitará o estande da Paraíba, onde receberá o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e a imprensa interessada em divulgar a cultura, o artesanato, a música e os pontos turísticos do Estado. “Vamos mostrar o nosso diferencial, desde as pegadas dos dinossauros em Sousa, as Pedras do Ingá, a Pedra da Boca, os eventos culturais – como o Maior São João do Mundo em Campina – até o nosso belíssimo litoral”.

Roteiros – A Paraíba vai apresentar aos agentes de viagem o que tem de melhor, segundo informou a presidente da PBTur, Ruth Avelino. Ela citou o segmento sol e mar, seguido da gastronomia, cultura, artesanato e belezas das regiões do Brejo, Cariri e Sertão. A expectativa do setor turístico paraibano é que o resultado apareça já na próxima temporada, com recorde no fluxo de turistas.

Os visitantes das feiras poderão conhecer os atrativos turísticos paraibanos num estande coordenado pela PBTur. Segundo Ruth, o estande da Paraíba vai ter imagens dos principais pontos turísticos, farta distribuição de material de divulgação (CD, DVD, folder e revistas) e mostra do artesanato e da gastronomia locais.

Haverá ainda apresentação especial de um grupo de forró pé-de-serra levado pela Prefeitura de Campina Grande, para divulgar o “Maior São João do Mundo”. Já o município do Conde quer destacar a gastronomia, oferecendo para degustação a genuína tapioca paraibana nos sabores de queijo coalho com coco e manteiga.

Conferência de Saúde – A agenda do governador Ricardo Coutinho continua nesta quarta-feira (19), às 14h, na abertura da 1ª Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde, que acontece até a próxima sexta, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento vai reunir chefes de Estado, representantes da sociedade civil, pesquisadores e autoridades de diversos continentes, com o objetivo de evoluir em um consenso sobre políticas de combate às iniquidades em saúde.

Ricardo foi convidado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para a conferência, aprovada durante a Assembleia Mundial de Saúde.  O objetivo é que, ao final da conferência, chegue-se ao texto da Carta do Rio, um documento que vai apontar diretrizes por meio das quais os órgãos oficiais, governos e entidades ligadas à questão em todo o mundo deverão basear suas políticas e ações.

Os temas a serem debatidos durante a conferência são “Governança para o enfrentamento das causas mais profundas das desigualdades em saúde”, “Ação global sobre os determinantes sociais: alinhando prioridades e parceiros interessados”, “O papel dos programas de saúde pública na redução das desigualdades e monitorando o progresso: mensurações e análises para informar as políticas sobre determinantes sociais”.