João Pessoa
Feed de Notícias

Governador ministra aula inaugural nas novas instalações do Campus V

quinta-feira, 31 de março de 2011 - 12:14 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho ministra aula inaugural do semestre 2011.1 no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a partir das 10h desta sexta-feira (1º). A instituição funciona em novas instalações, desde o dia 14 de março na Escola Estadual José Lins do Rego, no Cristo Redentor, em João Pessoa.

O Campus V da UEPB funciona com 20 turmas pela manhã e 20 turmas à noite, para aproximadamente 900 alunos dos cursos de graduação em Arquivologia, Biologia e Relações Internacionais, o Mestrado em Relações Internacionais e o Centro de Línguas, que é disponibilizado nos três turnos para a comunidade em geral. O Campus de João Pessoa tem 70 professores e está instalado na unidade escolar até a construção do local definitivo. A Escola José Lins do Rego também funciona com 26 turmas do Ensino Médio nos turnos da tarde de noite.

No decorrer deste semestre estão sendo realizadas obras de adaptação e zoneamento da unidade e seu entorno e construição da nova biblioteca, Escola de Artes, restaurante e mezanino. A biblioteca do Campus V será um local totalmente independente, com espaço para o acervo de livros, uma bateria de banheiros, ala administrativa, setor para estudos individuais e coletivos, além do mezanino, que será uma área multimídia e também contará com um local reservado para reuniões.

O Centro de Artes contemplará quatro salas de aulas para até 40 pessoas, um mini-auditório com espaço de apoio e capacidade para 65 pessoas e setor administrativo. Já o restaurante é definido pelos arquitetos como um ambiente despojado, que terá espaços de vivência e áreas verdes. A previsão da equipe que trabalha nas obras do Campus V é que tudo fique pronto até agosto deste ano.

Os responsáveis pelo projeto declararam que a ideia principal é construir algo contemporâneo sem deixar de atender as necessidades da comunidade acadêmica. A equipe também procurou alternativas de trabalho que não atrapalhem o andamento das aulas com barulho e sujeira, enquanto as obras estiveram em andamento.

Desde 2006, quando foi criado, o Campus de João Pessoa já foi sediado na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em Mangabeira; na Avenida Epitácio Pessoa, na Rua Monsenhor Walfredo Leal e, atualmente, na Escola José Lins do Rêgo.