João Pessoa
Feed de Notícias

Governador marca presença em curso de capacitação na Espep

quinta-feira, 22 de abril de 2010 - 17:55 - Fotos: 
“Que bom que você veio, o Instituto lhe chamou e você aceitou”. Com esse refrão, o governador José Maranhão foi saudado no início da tarde desta quinta-feira (22), pelos coordenadores e supervisores participantes do curso de capacitação inicial do Programa Circuito Campeão, realizado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) e o Instituto Ayrton Senna.  

O governador marcou presença no encontro, que vem acontecendo na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) desde a segunda-feira (19) e se estende até esta sexta-feira (23). Ele estava acompanhado dos secretários Sales Gaudêncio (Educação) e Antonio Fernandes (Administração).

Qualidade no ensino – Em seu discurso, o governador agradeceu a recepção calorosa de todos os participantes e manifestou a satisfação e alegria de poder comparecer a um evento de suma importância para Educação dos jovens na Paraíba.

“Temos uma aposta forte no magistério, o seu papel é preponderante nesse começo do século XXI, e o que podemos oferecer é a qualidade no ensino. É isso que estamos buscando através dessa capacitação”, disse, acrescentando que o professor é fundamental nesse processo da aprendizagem.

Habilidades – Já o secretário Sales Gaudêncio explicou que o programa é uma política voltada para o desenvolvimento das habilidades em leitura escrita que atende aos alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental, onde é aplicada uma metodologia específica concedida pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com o Governo do Estado. “A visita do governador é muito gratificante para todos os participantes das 12 regionais de ensino do Estado, que estão nesse encontro desde a última segunda-feira”, observou.

Sales disse também que o programa busca implementar uma metodologia diferenciada, a fim de prevenir a repetência e evasão escolar, de forma a evitar a distorção idade/série, imprimindo qualidade à aprendizagem, vivenciando práticas gerenciais e avaliações sistemáticas, durante o processo de aprendizagem.

Correção – A coordenadora estadual do Programa Circuito Campeão, Marta Martins, explicou que o projeto busca impedir que aconteça a correção de fluxo (idade/série). “A distorção na Paraíba é muito grande, mas estamos conseguindo, através do empenho do Governo do Estado, avançar lentamente nesse aspecto e a nossa intenção é impedir a reprovação para que eles aprendam a ler e escrever em tempo ágil e de acordo com a idade”, revelou.

Já a coordenadora regional da 9ª Gerência de Ensino (com sede em Cajazeiras), Isolda Alves de Andrade, e que trouxe 16 supervisores e coordenadores para participar dessa capacitação, disse que o encontro é muito positivo. “A cada capacitação voltamos com a bagagem recheada de novas experiências e sistemáticas que levaremos para o professor em sala de aula”, avaliou.

Reforma – Durante a visita a Espep, o governador José Maranhão foi ver de perto as reformas da Escola que, conforme o secretário Antonio Fernandes, é um projeto de ampliação onde serão construídos alojamentos para os servidores que chegam do interior, maior número de salas de aulas e todo o muro que cerca a escola. “Essas obras estão sendo realizadas através de recursos arrecadados pela própria Espep, provenientes de cursos e convênios, além do fundo dos recursos humanos resultante de empréstimos que os servidores fazem nos bancos consignados”, explicou.

Ele revelou também que a Escola irá implantar ainda este ano novos cursos no interior do Estado. “Já estamos abrindo inscrição para o concurso pré-vestibular que aprovou no ano passado 92 servidores do Estado, além de cursos de interiorização para que o funcionário estadual possa também usufruir desses benefícios”, afirmou Antônio Fernandes.

Mônica Nóbrega, com fotos de manodecarvalho, da Secom-PB