João Pessoa
Feed de Notícias

Governador Maranhão lança, na Funesc, programa Criança no Espaço e reabre Planetário

domingo, 28 de fevereiro de 2010 - 21:01 - Fotos: 

O governador José Maranhão lançou neste domingo (28)  o programa “Criança no Espaço”. A solenidade foi marcada com a reabertura do  Planetário da Fundação  Espaço Cultural “José Lins do Rego” ( Funesc), depois de três anos de inatividade, e as obras de recuperação do Teatro de Arena. O evento reuniu  mais de 8 mil pessoas, a maioria crianças, além de auxiliares do Governo e políticos.
   
Na ocasião, Maranhão disse que o lançamento desse projeto e as ações que vem sendo executadas no Espaço Cultural, a exemplo da Escola Especial de Música Juarez Johnson, a reativação da três orquestras ( Sinfônica, Jovem e a Infantil) a Luteria, entre outros equipamentos, resgata a função daquele espaço, que é promover as artes e também o lazer para as crianças.

O Governador destacou ainda o trabalho do presidente da Funesc, Maurício Burity, que,  segundo ele, é  conduzido com  profissionalismo e dedicação  numa prova de que ama a cultura ,seguindo o exemplo do seu pai, Tarciso Burity , que foi quem construiu a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego.

Já o presidente da Funesc ressaltou a sensibilidade e o trabalho do governador para devolver o Planetário para os paraibanos, bem como outros equipamentos a exemplo do cine Banguê, possibilitando a volta do cinema de artes, e reabertura da biblioteca .
       
Maurício Burity agradeceu ao governador todos os investimentos que estão sendo realizados, resgatando a época de origem da Funesc. “Equipamentos como o Planetário e a Escola de Música Especial (inaugurada em setembro do ano passado) são importantes fontes de conhecimentos para crianças e adolescentes. Fizemos contatos com dirigentes de escolas públicas e particulares para divulgar o Planetário e, também, com a Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio Ao Portador de Deficiência) para atender portadores de necessidades especiais", informou Burity.
 
Escola de Música Especial -  Ainda durante o lançamento do “Criança no Espaço”,o governador José Maranhão foi homenageado com a apresentação musical dos 25 alunos da Escola Especial de Música. Muito emocionado, o governador foi saudado pelo aluno Renan Bezerra que, em nome dos seus colegas, agradeceu ao governador pela escola. Os alunos, os músicos e coordenadores da Escola receberam de Maranhão a garantia de que eles terão agora e sempre o seu total apoio.
   
Planetário- O projetor utilizado no planetário é o alemão Space Master, da marca Karl Zeiss, que reflete, na abóbada branca, o céu de João Pessoa, o espaço lunar, os planetas, as constelações, as coordenadas, geográficas, entre outras informações das áreas de Astronomia e Geografia.

O planetário tem cinco programas e sessões de 30 minutos de duração. O local é composto por 135 cadeiras, com espaço físico para cadeirantes. Pela programação do Espaço Cultural, nas terças e quintas-feiras, o planetário está reservado para estudantes das escolas públicas e privadas. As visitas devem ser agendadas. Aos sábados e domingos, às 17h, o acesso é aberto ao público em geral. O ingresso irá custar R$ 2 (estudantes) e R$ 4 (adultos).

O projeto ‘Criança no Espaço’contou com atividades recreativas, além da presença de palhaços, trapezistas, grupos de dança, sessões de cinema, teatro de bonecos e exposição, a reabertura do Planetário, show da dupla Patati Patatá (a original) e a abertura de duas exposições. O evento foi realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, com entrada gratuita ao público.
 
 

Ana Lustosa, com fotos de Evandro  Pereira, da  Secom-PB