João Pessoa
Feed de Notícias

Governador lança vistoria eletrônica e núcleo para vítimas de acidente

segunda-feira, 2 de maio de 2011 - 10:58 - Fotos: 

O governador Ricardo Coutinho lança nesta segunda-feira (2), às 16h, o sistema de vistoria eletrônica no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e anuncia a criação do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Acidentes de Trânsito. A Paraíba será o segundo Estado a implantar a vistoria eletrônica, que começou a ser feita pelo Detran de Pernambuco na última quinta-feira.

A implantação da vistoria eletrônica, em todos os Detrans é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito. O uso do equipamento reduz em 50% o tempo de espera e evita fraudes no setor de vistoria.

Os kits para a vistoria são compostos por um laptop e um equipamento de captura de imagens digitais (palm) com uma microcâmera acoplada a um cabo flexível, semelhante aos equipamentos utilizados para endoscopias.

Para garantir a segurança das informações, esse equipamento também envia, automaticamente, via rede sem fio (wi-fi) os arquivos registrados, para um local pré determinado.

A câmera captura as imagens de chassis, motores, traseira e placas dos veículos e as fotografias são enviadas para os arquivos do Detran , através de imagens criptografadas. Os arquivos são enviados automaticamente, evitando seu manuseio posterior e proporcionando a segurança das informações.

A vantagem do equipamento é que ele permite que a câmera capture imagens em áreas de difícil localização dentro do motor dos veículos, o que garante a segurança no processo de vistoria. Até então, as vistorias eram realizadas com o sistema conhecido como decalque, que registra o número do chassi no papel através da grafitagem.

Segundo o delegado federal, Rodrigo Carvalho, superintendente do Detran, a vistoria eletrônica representa um grande aliado na luta contra as fraudes.

Ele disse que os investimentos em tecnologia permitem a maior segurança na prestação dos serviços e evitam que veículos com qualquer irregularidade na procedência sejam legalizados por falhas no sistema de vistoria. O superintendente também destaca a importância da implantação de equipamentos que, além da segurança na prestação dos serviços, permitem a agilidade do atendimento.

Núcleo dará apoio às vítimas de trânsito – Na mesma solenidade, o governador Ricardo Coutinho vai anunciar a criação do Núcleo de Apoio às Vítimas de Trânsito, que passa a funcionar no Shopping Carro Legal, na estrada de Cabedelo.

O principal objetivo no Núcleo é desenvolver projetos e programas de prevenção e assistência psicológica aos familiares e acidentados, contribuindo para a humanização do trânsito e a integridade da vida.

As ações deste núcleo serão executadas conjuntamente com outros setores do Detran, como  a clínica médica e psicológica e a Divisão de Educação para o Trânsito. Ao núcleo caberá desde a execução de campanhas educativas até o desenvolvimento de estudos e pesquisas para o planejamento de ações preventivas e reabilitadoras.

Estão previstas parcerias com hospitais, universidades e ONGs, a fim de que a assistência às vítimas e aos seus familiares possa ser prestada sob vários aspectos.

Assistência jurídica – Paralelo ao Núcleo de Apoio Psicológico, o Dentran também está implantando o Núcleo de Assistência Jurídica, que vai orientar as vítimas dos acidentes de trânsito em assuntos referentes à justiça, como a liberação do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).