Fale Conosco

27 de novembro de 2012

Governador lança quarta etapa do ODE e garante formação dos conselheiros



ORÇAMENTO DEMOCRATICO (1)O governador Ricardo Coutinho lançou, na tarde desta terça-feira (27), a 4ª etapa do Ciclo 2012 do Orçamento Democrático Estadual (ODE), que consiste na formação dos conselheiros. Na ocasião, houve também a assinatura do termo de adesão do ODE à Rede Nacional de Orçamento Participativo.  Na solenidade, que aconteceu no Palácio da Redenção, estiveram presentes conselheiros representantes de todas as 14 regiões geoadministrativas do Estado.

“O Orçamento Democrático Estadual é a obra mais importante desse governo. Estamos construindo mais de 900 quilômetros de estrada, um centro de convenções. Mas o mais importante é democratizar, o mais importante é dar vez e voz ao povo. A população é sábia, sabe o que pede, sabe o que realmente sua região precisa. Outros Estados têm o Orçamento Participativo, mas nenhum deles dá ao povo o poder de decisão que esse governo dá”, assegurou o governador.

Ricardo Coutinho observou que 90% da Paraíba está em estado de emergência e que a população, prevendo o acontecimento, desde o início do ano colocou essa questão como prioritária. “E o governo, desde abril está agindo. Temos mais de 260 carros-pipa, fora os que o Exército disponibiliza, e estamos com viagem marcada para Brasília para conseguir mais 500 carros-pipa. Estamos também dando subsídio para a compra de ração”, comentou.

ORÇAMENTO DEMOCRATICO (2)A subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, destacou que, das ações indicadas para compor a Lei Orçamentária Anual (LOA 2013), 233 foram prioridades escolhidas pela população através do Orçamento Democrático. “Essa capacitação acontece porque o povo pediu. Os conselheiros sentiram falta de uma capacitação e nós estamos oferecendo essa etapa, com a função de informar, para que as intervenções sejam qualificadas”, disse.

O conselheiro José João da Silva, da cidade de Mamanguape, emocionou as pessoas presentes, quando afirmou que o melhor salário recebido é o de conselheiro, que é a satisfação de ver a melhoria na qualidade de vida do paraibano. “Eu faço parte dessa construção, sinto que estou construindo uma Paraíba melhor junto com o governador. Sou formado na universidade da vida e me sinto orgulhoso de ter sido escolhido para representar as pessoas da minha cidade”, ressaltou.

Para o secretário de Planejamento, Gustavo Nogueira, o interesse da população aumentou entre os anos de 2011 e 2012. “É bom ver o amadurecimento dos conselheiros. Esse é um processo que não se tira. Essa quarta etapa é absolutamente importante para que essas pessoas possam ser realmente sujeitos do controle social”, comentou.

De acordo com Katia  Lima, coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, o Governo da Paraíba é ousado ao transformar o ODE em ferramenta de gestão pública. “A assinatura de um termo como este mostra o fortalecimento da relação do poder público com o povo, fortalece a cidadania. Uma ação como essa fortalece uma gestão e não um partido. A luta é tornar o Orçamento Participativo uma bandeira de gestão pública”, disse, complementando que no mundo são 1400 cidades com Orçamento Participativo, sendo 353 delas no Brasil.

ORÇAMENTO DEMOCRATICO (4)A formação dos conselheiros terá carga horária de 24 horas divididas em três módulos, sendo o primeiro deles ministrado ainda este ano e os outros dois em 2013, até o mês de março, quando estão previstas as plenárias do ODE. Para fevereiro, está prevista a formação da equipe técnica, em evento com duração de três dias. A instituição formadora que fará a capacitação é o Centro de Ação Cultural de Campina Grande (Centrac).

 

Agenda de Formação

 

30/11 – SEXTA-FEIRA

Formação dos Conselheiros da 9ª Região – Cajazeiras

Local: Hotel Brejo das Freiras – Município de São João do Rio do Peixe

Contato: Rivelino Martins (8864-1510) / Titico Alexandre (9678-4694)

Formação dos Conselheiros da 5ª Região – Monteiro

Local: Escola Estadual Jornalista José Leão Ramos, Centro, Município de São João do Cariri/PB.

Contato: Chico Dantas (8828-8690/9921-9510) Elisandro de Andrade: (8828-8696/ 9964-8635)

 

Formação dos Conselheiros da 10ª Região – Sousa

Local: Escola Estadual Mestre Julio Sarmento

Contato: Geraldo (8101-1595 / 8864-1502)

 

Formação dos Conselheiros da 7ª Região – Itaporanga

Local: Auditório da Regional de Educação- Itaporanga

Contato: Fabricia (8828-8684 / 9600-4915) e Clério (8828-8673 / 9603-3660)

 

01/12 – SÁBADO

Formação dos Conselheiros da 8ª Região – Catolé do Rocha

Local: Centro Cultural Geraldo Vandré

Contato: Zacarias (9938-3709 / 8864-1504)

Formação dos Conselheiros da 14ª Região – Mamanguape

Local: Auditório da UFPB (Campus Mamanguape)