João Pessoa
Feed de Notícias

Governador lança campanha ‘Paz no Trânsito’. Taxistas aderem

terça-feira, 18 de maio de 2010 - 19:26 - Fotos: 
O governador José Maranhão está convidando toda a sociedade paraibana a se engajar na campanha ‘Paz no Trânsito’, lançada na tarde desta terça-feira (18) em solenidade na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em João Pessoa. A convocação do governador foi dirigida aos taxistas, às escolas públicas e privadas, aos educadores e a toda sociedade civil da Paraíba, com o objetivo de reduzir os índices de violência no trânsito.

A campanha que tem o slogan ‘Paz no Trânsito, a gente é que faz’ em breve vai estar na mídia para contribuir com a conscientização das pessoas no sentido de não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas e saber que o táxi é uma ótima opção de ir a uma festa e voltar em segurança para casa. O objetivo da campanha é utilizar os táxis como um veículo de conscientização dos passageiros, através da distribuição de material educativo e da adoção de um melhor comportamento no tráfego das cidades.

O governador afirmou que a campanha é educativa e está suscitando a consciência cidadã de que a paz no trânsito depende de cada um de nós. “É a nossa conduta, a nossa maneira de dirigir e nos portarmos na direção de um carro que evidentemente poderá resultar em bons índices de segurança no trânsito, os atuais não são satisfatórios, todos os dias perde-se preciosas vidas humanas”, ressaltou Maranhão.  Ele apela para que todos os segmentos da sociedade desde a escola, se envolvam na campanha. “É um chamamento à consciência cidadã de cada um”, concluiu.

Após o Hino Nacional Brasileiro, executado pelo Banda de Música da Polícia Militar, o grupo Agitada Gang encenou de forma humorada lições de trânsito. Na seqüência, o governador José Maranhão e o superintendente do Detran, coronel Francisco, ao lado de crianças, soltaram duas pombas brancas, simbolizando a paz no trânsito.

 
O ponto alto do evento foi a adesão dos taxistas à campanha. O presidente do SindTáxi da Paraíba e presidentes de associações e cooperativas de taxistas assinaram o temo de adesão. Os 1.442 táxis que formam a frota da região metropolitana de João Pessoa estarão a serviço da campanha ‘Paz no Trânsito’.

O governador José Maranhão lançou um concurso de redação sobre paz no trânsito. O tema ‘Paz no trânsito, a gente é que faz’ será trabalhado por alunos das três redes de ensino (municipais, estadual e particular) divididos entre os de ensino fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio (1º, 2º e 3º anos). O edital estará disponível logo após o lançamento do concurso. Maranhão afirmou que a campanha será permanente.

A campanha pretende convencer o motorista de que em muitas situações é mais seguro e até econômico o deslocamento em um táxi, despertando para os riscos da mistura álcool e direção e lembrando que o motorista embriagado está sujeito a multa, prisão, acidentes e outros prejuízos, além de colocar em risco a própria vida e a vida de terceiros.

‘Cardápio’ – O Governo do Estado vai divulgar também o chamado ‘Cardápio Táxi’, uma relação com os veículos que estarão à disposição dos clientes. A lista estará disponível nos bares e restaurantes já credenciados em outra etapa da campanha. Assinaram a adesão ao ‘Cardápio Táxi’ o SindTáxi, Associação DiskTáxi, Associação Teletáxi, Associação Tambaú, Parahyba Táxi e Turismo, Rádio Táxi PB e Serv Táxi.

O fotógrafo Sérgio Aguiar, 35 anos, há oito anos foi vítima de um motorista embriagado ao volante, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.  Perdeu uma perna e um braço. Na solenidade ele falou sobre o acidente de que foi vítima e deu graças a Deus estar vivo. Relatou que já em 2001 foi atendido no Hospital de Trauma de João Pessoa onde passou 24 dias, quando a previsão dos médicos era no mínimo 90 dias. Sérgio hoje continua praticando esportes. Ele parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa da campanha que certamente vai ajudar a salvar a vida de muitas pessoas.

O jovem Vitor Ramalho, de 17 anos, perdeu seu pai, um tio e um irmão há três anos em trágico acidente na avenida Epitácio Pessoa, na capital. Emocionado e ao lado de sua mãe, Vitor fez um relato comovente sobre o acidente provocado por uma pessoa que avançou o sinal de matou seus familiares. Ele apelou para que os paraibanos levem a sério a campanha ‘Paz no Trânsito’ e contribuam com a cultura da paz.

Segundo o superintendente do Detran-PB, coronel Francisco de Assis, a adesão dos taxistas é essencial para o sucesso da campanha, considerando que a opção dos clientes pelo deslocamento em um táxi contribui diretamente para a solução de outros problemas do trânsito, como a falta de vagas e os congestionamentos.

O presidente do SindTáxi, Edmilson Pereira, lembra que a chamada bandeira 2 representa um acréscimo de apenas 25% no valor da tarifa e ao optar por esse tipo de deslocamento o motorista estará bem mais seguro. A campanha ‘Paz no Trânsito’ foi lançada no mês de fevereiro e já conseguiu reduzir consideravelmente o número de acidentes e a violência provocada pelo tráfego de veículos.

Josélio Carneiro, com Assessoria de Imprensa do Detran-PB e fotos de Ernane Gomes.