João Pessoa
Feed de Notícias

Governador José Maranhão abre os Jogos dos Servidores

quarta-feira, 28 de outubro de 2009 - 11:57 - Fotos: 

Os Jogos dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba  2009 foram abertos na noite desta terça-feira (27), pelo governador José Maranhão, em solenidade que reuniu centenas de servidores-atletas e familiares no ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, em João Pessoa, com execução do Hino Nacional Brasileiro, pela Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, acendimento da pira e a volta olímpica feita pelo servidor Manoel Leocádio da Silva, de 84 anos de idade, na modalidade atletismo.

O governador José Maranhão declarou abertos os jogos e afirmou que a expectativa é de que será um grande evento que é importante para a formação física e cívica dos servidores do Estado, além de ser um estímulo à prática dos esportes e uma integração de todos.
 
“Eu devo dizer que essa prática dos jogos dos servidores nós fizemos ao longo de todo o governo anterior e queremos restabelecer agora com toda a força. No próximo ano com certeza nós vamos ter mais tempo para organizar e fazer um evento mais brilhante ainda’, declarou o governador. Há sete anos os jogos não eram realizados. José Maranhão fez a entrega da Medalha do Mérito Esportivo Tarcísio Burity, ao jornalista e radialista Ivan Bezerra e à atleta Cinthya Piquet, campeã mundial no handebol de areia.

Diversos secretários do Governo do Estado prestigiaram a solenidade, a exemplo de Sales Gaudêncio (Educação e Cultura), Marcos Ubiratan (Finanças), Antonio Fernandes (Administração), Gustavo Gominho (Segurança e Defesa Social), Anísio de Carvalho Costa Neto (Receita), dentre outros auxiliares. Servidores da Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e Ministério Público também participam dos jogos.

O vice-governador Luciano Cartaxo afirmou que os jogos geram integração, faz com que a prática do esporte seja algo real entre os servidores e seus familiares. “Os jogos são importantes, 30 dias de prática de esportes, de lazer de saúde para os servidores de nosso Estado, além de ser uma valorização, um reconhecimento do Governo a cada um”.

O servidor Manoel Leocádio foi bastante aplaudido pelos demais servidores e público presentes à solenidade, símbolo de vigor físico, exemplo de quem pratica atividade física e por isso conserva ótima saúde. Leocádio revelou que é pernambucano de Tapissuma, mas, mora na Paraíba há 70 anos. Trabalhou na agricultura por 35 anos e em 1950 se tornou servidor público, na função de contínuo no jornal A União, onde permaneceu por catorze anos. Em seguida, passou pela Secretaria do Planejamento e desde a década de 80 está na Receita Estadual. Suas participações em corridas de rua, em João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo e Recife, há 17 anos, já lhe renderam 62 troféus e 90 medalhas. Revelou estar feliz por representar os 2.500 servidores nos jogos.

A coordenação dos Jogos dos Servidores Públicos do Estado da Paraíba é da Secretaria Estadual de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que conta com o apoio das demais secretarias estaduais. A volta olímpica foi feita pelo atleta Manoel Leocádio da Silva, da modalidade de atletismo. Ele tem 84 anos está na ativa e integra a Secretaria da Receita Estadual. Em seguida ocorreu o juramento do atleta, por Antônio Gama Lima, ex-atleta  e servidor do Tribunal de Justiça da Paraíba.

No final da solenidade houve apresentação da equipe de Ginástica Rítmica Desportiva (GRD) da Paraíba. Logo depois o jogo de futsal categoria A entre Tribunal de Contas x SEMARH. A partir desta quarta-feira (28) a competição será iniciada em nas modalidades: futsal, futebol soçaite, voleibol, handebol, basquete, futebol de campo, natação, xadrez, tênis de mesa, dominó, além de outras modalidades.

O secretário de esportes da Paraíba, Coronel Francisco de Assis, destacou que serão trinta dias de jogos com cerca de 15 modalidades, com disputas no Ginásio do Esporte Clube Cabo Branco, Vila Olimpica, Ginásio Ronaldão, Liceu Paraibano, Clube dos Oficiais e na Apecef. Coronel Francisco acrescentou que o grande objetivo é estimular a prática do esporte entre os servidores.

Josélio Carneiro, da Secom, com fotos de Mano de Carvalho