João Pessoa
Feed de Notícias

Governador José Maranhão abre a Paraíba Agronegócios 2009

segunda-feira, 23 de novembro de 2009 - 11:27 - Fotos: 

O governador José Maranhão oficializou, na noite deste domingo (22), a abertura da Feira “Paraíba Agronegócios 2009”, que se realizará até o dia 29, no Centro de Eventos e Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. Na exposição agropecuária estão cerca de 3 mil animais, o melhor plantel nas raças de bovinos, caprinos, suínos, ovinos, equinos e aves expostos em 700 baias. A estimativa é de que os negócios deverão movimentar R$ 5 milhões, apenas durante os oito dias da exposição, entre venda de animais e implementos agrícolas.

O tradicional desfile dos animais campeões foi realizado após a solenidade de abertura do evento. O governador destacou que a realização da Paraíba Agronegócios é fundamental para a agropecuária do Estado que tem um compromisso com a qualidade. “A Paraíba vem avançando em padrão genético de ovinos, caprinos e bovinos, com grandes resultados, fruto do empenho dos pecuaristas em parceria com o Governo do Estado”.

Todos, pecuaristas, produtores e o Governo, estão lutando para tirar a Paraíba da condição de risco desconhecido de aftosa. Nos próximos dias o Ministério da Agricultura anunciará se a Paraíba alcançou o risco médio de aftosa, um passo para conquistar a condição de zona livre de aftosa.

Desde os dois primeiros governos de José Maranhão que o Estado vem avançando em padrão de qualidade genética e é referência no País em ovinocaprinocultura. O Governo importou matrizes e reprodutores dos maiores criatórios do mundo, oriundo dos Estados, Unidos, França, e África. Hoje a Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do Brasil, mesmo com o sexto maior rebanho. “Isto significa qualidade, afirmação deste esforço de investir na qualidade”, afirmou Maranhão.

Em seu pronunciamento o governador fez um apelo para que todos os pecuaristas, secretários da pasta da Agricultura, dirigentes da Emepa, Emater, e demais autarquias da área, se mantenham empenhados no esforço conjunto de tornar a Paraíba território livre de aftosa.

O público visitante pode conferir animais selecionados como Gado Nelore, Zebu, Sindi Guzerá; Holandês, Jersey, Pardo Suíço e Girolando (bovino leite); Pitangueira (bovino mista). Entre os equinos, Manga Larga Marchador e Quarto de Milha. Para os caprinos e ovinos, estarão em exposição raças como Anglo Nubiana e Boer (caprino); e Santa Inês e Dooper (ovino). Há ainda suínos e aves.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, fez uma prestação de contas das diversas ações executadas pela secretaria nos últimos oito meses, com destaque para a luta de todos (governo e pecuaristas), no sentido de colocar a Paraíba no estádio de risco médio de aftosa, rumo ao status de área livre de aftosa.

Uma das grandes ações é o Cadastro de Propriedades Rurais, já finalizado. O Estado tem hoje 118 mil produtores rurais e 109 mil propriedades. Todas as informações estarão atualizadas e disponíveis online. Será o mais completo banco de dados que o Governo terá para melhor gerir as políticas voltada à área rural, fazendo crescer a agricultura e a pecuária de nosso Estado.

O presidente da Sociedade Rural da Paraíba, agropecuarista Josenildo Alcântara de Sousa, afirmou que a participação do Governo do Estado na Paraíba Agronegócios é fundamental para o êxito do evento.  “Sem o incentivo do Governo do Estado não é possível a realização de um evento como este”, declarou Josenildo. A Sociedade Rural tem hoje 137 sócios ativos.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado da Paraíba – FAEPA, pecuarista Mário Borba, disse que aguarda com ansiedade a decisão do Ministério da Agricultura no sentido de que a Paraíba saia do risco desconhecido de aftosa. “Estamos torcendo por isto para que possamos vender nossos animais para outros estados”, declarou.

O pecuarista José Moura é um dos expositores na feira. Criador de bovinos Nelore Mocho, ele trouxe à Agronegócios 2009 11 animais, alguns deles campeões em várias exposições. Ele espera que o evento corresponda as expectativas em virtude da qualidade do gado e da organização da grande feira.

Prestigiaram a solenidade de abertura os deputados federais Wilson Braga e Manoel Júnior, os deputados estaduais Expedito Pereira, João Gonçalves e Nadja Palitot, secretários do Governo, dirigentes de autarquias, do Banco do Nordeste e Banco do Brasil, Sebrae, Senar, dentre outras instituições parceiras.

Leilões, palestras e Debates - Consta da programação da Paraíba Agronegócios o Nono Leilão Pompeu Borba de animais cujos negócios podem ultrapassar os R$ 4 milhões.

Dentro da programação da feira ‘Paraíba Agronegócio 2009’ acontecerão palestras durante quatro dias, direcionadas a técnicos, criadores e estudantes. No dia 24, às 9h30, no auditório do Parque de Exposições, ocorrerá a palestra de Maurício Leite, vinculado à Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa), sobre ‘Manejo e Nutrição de Bovinos’.

No dia 25, às 9h30, o tema é a Defesa Sanitária Animal, e o palestrante Jamil Gomes de Souza (diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-Mapa) falará sobre ‘Importância econômica e seus reflexos no mercado nacional e internacional’. E às 15h, o tema envolve a ‘Defesa Agropecuária na Paraíba’, com palestra ministrada pelos técnicos Jamir Mascena e Luiz Carlos de Sá Barros.

Dia 26, acontecerão dois debates, um às 9h30 sobre o ‘Programa do Leite na Paraíba’, pelos técnicos Aldomário Rodrigues e Ana Virginia, e outro às 15h30, cujos palestrantes serão os técnicos da Sedap, Ubiratan Escarião e Joaquim Efigênio. A rodada de palestras da ‘Paraíba Agronegócio 2009’ será encerrada no dia 27, às 9h30, com o tema ‘A importância da Reserva Legal’, proferido pelo técnico Gilberto Souto.

Josélio Carneiro, com fotos de Walter Rafael