João Pessoa
Feed de Notícias

Governador inspeciona construção de hospital e casas em Mamanguape

sexta-feira, 13 de abril de 2012 - 20:26 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Foto: José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inspecionou, na tarde desta sexta-feira (13), as obras de construção do Hospital Regional e do conjunto Nossa Senhora da Penha I e II no município de Mamanguape. Antes de abrir a primeira plenária do Ciclo de Atividades 2012 do Orçamento Democrático, Ricardo acompanhou de perto o andamento dos serviços do hospital, que está com 50% da parte física concluída.

O governador  esteve acompanhado do secretário de Saúde do Estado, Waldson de Sousa, do superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, do secretário executivo de governo, Lúcio Flávio, e da vice-prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa.

O hospital terá 125 leitos, sendo 10 leitos de UTI, 99 para internações, 12 para observação e quatro para recuperação pós-anestésica, uma maternidade com três salas de cirurgia e três salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), além de leitos de observação, ultrassonografia e consultório. O Governo do Estado está investindo quase R$ 10 milhões na obra.

Após acompanhar o andamento do hospital e conversar com engenheiros e trabalhadores, o governador Ricardo Coutinho disse que fica feliz em ver sonhos se transformar em realidade com 50% da obra realizada. Ele determinou à construtora responsável o aumento do número de trabalhadores (atualmente 70) para dar mais celeridade à obra e, assim, seja cumprido o cronograma de conclusão.

Foto: José Marques/Secom-PB

Ricardo ressaltou a importância do hospital, não só porque será o único de grande porte da região do Vale do Mamanguape, como pela geração de empregos, tendo em vista que 80% da mão-de-obra pertence à região. A construção do Hospital de Mamanguape começou em outubro de 2010, porém, logo foi paralisada, sendo reiniciada um ano depois pelo atual governo.

Casas – Em seguida, o governador Ricardo Coutinho visitou o início das obras do conjunto habitacional Nossa Senhora da Penha I e II, que será composto por 597 casas, praça, uma escola técnica estadual e toda a infraestrutura de água e esgoto e energia elétrica. Parte das casas será entregue a mais de 100 famílias de sem teto que ocupavam o local. O conjunto representa um investimento de R$ 28,6 milhões dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

Ricardo lembrou que desde a campanha vem acompanhando a luta dos sem teto pelo direito à casa própria e se comprometeu a fazer a obra que dará dignidade a essas famílias com acesso à saúde, educação e uma melhor qualidade de vida.  “Temos um conjunto de obras no Vale do Mamanguape que nunca se viu, como a restauração da PB-057 e o conserto da PB-071, no trecho BR-101 a Araçagi, a adutora ligando Araçagi a Mamanguape”, pontuou.

Foto: José Marques/Secom-PB

O ambulante Ailton da Silva, o Benedito, é um dos beneficiados com a casa própria, após morar quatro anos no local em um barraco de lona. Ele conta que quando ainda era candidato, Ricardo se sensibilizou com a situação das famílias e prometeu fazer o conjunto. Morando em uma casa alugada, Benedito acompanhou o início da construção das casas e agradeceu ao governador. “Estou com esperança de ganhar minha casa, num local com praça, escola e hospital. A casa de tijolo que vejo me dá mais esperança de um futuro melhor”, comemorou.

A vice-prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa, agradeceu ao Governo do Estado pela execução de obras importantes nos setores de saúde, habitação e estradas. “Esse empenho do governador demonstra que, quando se quer, se faz, como pode ser visto neste hospital e o início do conjunto. São obras que geram emprego e beneficiam a população da região”, completou.