João Pessoa
Feed de Notícias

Governador inaugura reforma e ampliação do Hospital Regional de Patos

domingo, 15 de maio de 2011 - 11:59 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou na tarde deste sábado (14) as obras de reforma e ampliação do Setor de Urgência e Emergência do Hospital Regional de Patos deputado Janduhy Carneiro. O ambiente recebeu o nome do médico Geraldo Carvalho, ex-diretor do hospital. Ricardo Coutinho, na companhia do secretário estadual de Saúde, Waldson de Souza e do diretor geral do hospital, Eliseu José de Melo Neto, inspecionou as novas instalações e equipamentos, visitou diversas áreas da unidade hospitalar que é referência no Sertão e conversou com pacientes e funcionários.

O governador Ricardo Coutinho destacou a oferta de mais 30 leitos, o que facilita o internamento e traz mais comodidade para pacientes e familiares. No seu pronunciamento durante a plenária do Orçamento Democrático realizada em Patos, no ginásio da FIP – Faculdades Integradas de Patos, o governador ressaltou que os problemas na área de saúde não surgiram neste governo. Ricardo anunciou também que a construção do Centro de Oncologia será uma realidade em Patos.

Diversas ações estão melhorando a saúde pública no Estado e outras tantas medidas estão em planejamento. O Hospital Regional de Patos, em apenas quatro meses, ampliou de 120 para 150 leitos. Houve ainda avanços na área de psicologia e o serviço social. Ricardo destacou ainda que o sistema de saúde na Paraíba estava desorganizado, mas que começa a se estruturar. A descentralização das ações vai diminuir a demanda nos hospitais regionais e na capital e em Campina Grande.

De acordo com o secretário Waldson de Souza, este ano o Governo do Estado já investiu no complexo de saúde de Patos mais de R$ 550 mil, principalmente no Hospital Regional, com aquisição e instalação de equipamentos. Foi ampliada a área amarela, com mais dez leitos. Esta área é destinada a pacientes em estado de observação. O novo espaço é climatizado e dispõe de equipamentos com alta tecnologia para um tratamento mais eficaz. Houve ainda reforma de sete enfermarias, construção da central de endoscopia e central de material de esterilização.  O hospital ainda este ano ampliará os leitos de UTI.

Ainda em Patos, o governo concluirá as obras de reforma e ampliação da Maternidade Peregrino Filho. A instituição atenderá casos de obstetrícia de alta complexidade, desafogando Campina Grande e João Pessoa.

A gestão atual do hospital está investindo na capacitação dos funcionários objetivando a humanização no atendimento. Com parcerias, o hospital também investe no projeto Cozinha Brasil, para servir uma alimentação adequada, bem como na capacitação em urgência e emergência e em curso de higienização hospitalar. Todos os funcionários receberam dois fardamentos além de equipamentos de proteção individual necessários para o serviço. O hospital dispõe de mais uma UTI Móvel e uma Unidade de Transporte Básica com equipamentos modernos na área emergencial de saúde. Reuniões administrativas estão ocorrendo a cada 15 dias para planejar e melhorar o atendimento no hospital.