João Pessoa
Feed de Notícias

Governador inaugura Núcleo de Acolhida Especial todo reformado

terça-feira, 9 de março de 2010 - 15:05 - Fotos: 
“As mulheres que ocupam muitos setores na administração estadual estão ajudando, de forma definitiva, na reconstrução da Paraíba”. Foi o que afirmou na manhã desta terça-feira (9), o governador José Maranhão, ao inaugurar as reformas no Núcleo de Acolhida Especial, antigo Albergue Social do Estado, localizado no Bairro do Rangel, em João Pessoa, para onde se dirigem pessoas procedentes do interior a fim de acomodação enquanto recebem tratamento de saúde.

A partir de agora, com as reformas empreendidas pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Humano (SEDH), as pessoas passaram a contar com uma maior assistência e melhor ambiente para se recuperar durante o tratamento de saúde. Terão à disposição assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Foram construídos banheiros para portadores de dependências, num investimento total de R$ 130 mil.

Cidadania – O Núcleo de Acolhida Especial foi criado durante o governo de Ivan Bichara, no ano de 1977, e a última melhoria recebida ocorreu há mais de 15 anos. As reformas foram determinadas pelo governador José Maranhão, após tomar conhecimento da situação em que se encontrava o prédio, que inclusive esteve sob ameaça de interdição por parte de órgãos sanitários. No Núcleo são atendidas 78 pessoas e os contatos podem ser feitos pelo telefone (83) 3218-6727.

“Um serviço como este pesa muito pela sua importância na vida das pessoas. Somente uma pessoa pobre sabe do valor de uma obra como esta, quando vem do interior para buscar um tratamento de saúde adequado e encontra uma casa de portas abertas, em que é recebido como cidadão”, afirmou o governador.

Mulher no comando – Lembrando que a obra foi executada com o acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Humano, comandada por uma mulher, a secretária Giucélia Figueiredo, e o Núcleo tem como diretora Maria Aparecida de Sousa, o governador recordou o ‘Dia Internacional da Mulher’, celebrado na segunda-feira (8). “As mulheres sabem se empenhar na execução de ações e estão ajudando na reconstrução da Paraíba”, comentou.

Sobre as obras que estava inaugurando, o governador disse que iriam atender as necessidades das pessoas carentes procedentes do interior até a Capital para tratamento de saúde e não tem onde ficar. “Aqui estas pessoas vão encontrar uma extensão do seu lar. Porque esta é a visão que temos”, afirmou.

Abrigos em hospitais – A assistência às pessoas que necessitam de apoio para cuidar de sua saúde foi o tema mais abordado pelo governador durante a inauguração, lembrando que o Governo do Estado tem se preocupado em melhorar a rede física dos hospitais para melhor atender a população. Ele citou como novidade a construção de abrigos nos hospitais destinados aos familiares de pacientes, a exemplo do que existe em Patos.

A secretária Giucélia Figueiredo disse que o local estava em péssima situação, “parecendo mais um depósito de seres humanos”, e por isso foi feita a reforma.  Sobre o trabalho realizado para melhorar a condição de vida das pessoas que lá chegam, afirmou: “Não apenas construímos, mas colocamos componentes sociais nas ações realizadas”.

Durante a inauguração, que teve a participação de vários auxiliares do governo, deputados e de vereadores da Capital, aconteceu a apresentação do grupo da terceira idade ‘Viva a Vida’, do Bairro do Rangel.

José Nunes, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB