João Pessoa
Feed de Notícias

Governador inaugura Núcleo de Acolhida Especial nesta terça-feira

terça-feira, 9 de março de 2010 - 08:41 - Fotos: 
O Núcleo de Acolhida Especial do Estado – antigo Albergue – será  inaugurado nesta terça-feira (9), às 10h, pelo governador José Maranhão.  Depois de passar por reforma e ampliação, o serviço que oferece assistência às pessoas doentes e em situação de vulnerabilidade social vindas do interior do Estado, será completamente reativado com uma nova estrutura de garantia de acessibilidade para portadores de deficiência.

O Núcleo de Acolhida Especial é vinculado a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e foi interditado por falta de condições de infraestrutura de funcionamento no ano passado. Até a interdição, foram atendidas 1.240 pessoas.

Segundo a secretária Giucélia Figueiredo, o serviço foi encontrado com instalações elétricas e hidrosanitárias precárias, além de infraestrutura deteriorada. “Não tínhamos mais condições de receber as pessoas que precisavam de um local de hospedagem durante o tratamento de saúde. Por isso, fizemos a interdição e agora estamos entregando a obra”, disse.

Agora a casa será entregue com reforma da infraestrutura externa e interna e da cozinha, novas instalações hidrosanitárias e elétricas, banheiros e fachada de entrada adaptados para atender pessoas com deficiência física, pavimentação e pintura. O valor da obra foi de R$ 130 mil.

Segundo a diretora, Maria Aparecida de Souza, a hospedagem inclui seis refeições e transporte para os locais de tratamento especializado para 78 pessoas por dia.  Uma equipe multidisciplinar com assistente social, psicólogos, nutricionista e fisioterapeuta também prestam atendimento especializado e diário.

O serviço também terá um regulamento para atendimento. Não será permitido mais receber crianças e pessoas com doenças infecto-contagiosas. A prioridade será acolher, segundo a diretora, as pessoas com necessidade de permanência de curta duração na Capital. “ Será permitido hospedagem de um dia, exceto portadores de câncer, que podem ter o prazo estendido por causa do tratamento. É necessário apenas trazer copo individual, colher e toalha”, disse Aparecida.

Para ter acesso ao Núcleo de Acolhida, o município deve encaminhar via Secretaria de Saúde a solicitação para pedir autorização do serviço ou o próprio usuário pode buscar o atendimento.  O Núcleo de Acolhida Especial está localizado à Rua Bom Jesus S/N – Bairro do Rangel, João Pessoa – PB. Telefone 3218-6727.  

Janaína Araújo, da Sedh