Fale Conosco

1 de fevereiro de 2012

Governador inaugura I Distrito Integrado de Segurança Pública da Paraíba



O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta quinta-feira (2), às 11h, o I Distrito Integrado de Segurança Pública da Paraíba (Disp). A unidade foi instalada na rua Manoel Arruda Cavalcanti, nº 528, em Manaíra, e vai atender à população de outros bairros adjacentes, a exemplo do Bessa, Jardim Oceania, Jardim Aeroclube e São José. A inauguração do primeiro Distrito marca o início do processo de implantação do Projeto de Compatibilização de Áreas Integradas de Segurança Pública, implementado pela Secretaria de Segurança e Defesa Social.

De acordo com o secretário de Segurança, Cláudio Lima, o projeto representa um dos pilares da atual gestão, que tem como foco a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos Patrimoniais (CVP). A medida vai redimensionar as áreas de atuação das polícias e Corpo de Bombeiros, tornando compatíveis as circunscrições das polícias Civil e Militar.

O I Disp pertence à I Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), ou seja, a primeira área geográfica estabelecida pela compatibilização, que corresponde à Zona Norte da Capital. “Este é um projeto fundamental para o avanço da segurança pública no Estado, dentro da nossa metodologia de gestão, focada em resultados.  Isso vai permitir o melhor monitoramento das ações, integração entre as polícias e atribuir responsabilidade territorial aos gestores de segurança”, explicou o secretário. O projeto prevê a criação de outros 66 distritos integrados em todo o Estado.

Funcionamento – No prédio do I Disp, funcionará uma unidade da Polícia Civil, com uma Central de Flagrantes, e uma da Polícia Militar. A Unidade de Polícia Solidária (UPS), do São José, também está subordinada ao I Disp. O atendimento funcionará durante 24 horas. A implantação do Distrito Integrado também reduz a área de atuação da 4ª Companhia da Polícia Militar, anteriormente responsável por toda a região da orla da Capital, até Cabedelo. “Isso desafoga o trabalho da Companhia, que poderá concentrar as ações de polícia apenas na cidade”, disse o secretário. Segundo ele, um dos objetivos do projeto é utilizar os recursos e efetivo policial de forma lógica e racional, aplicando a metodologia preventiva e de enfrentamento qualificado aos crimes.

A estrutura – O I Distrito Integrado conta com toda a estrutura necessária para instalações das polícias, como sala para delegado, agentes e comandantes, recepção, cartórios, espaço para Central de Flagrantes, banheiros, xadrezes, depósito e almoxarifado. O prédio possui, ainda, uma área de circulação, auditório com 50 lugares e amplo estacionamento. O local também recebeu computadores e mobília nova. Todos os policiais militares que vão atuar no I Disp receberam capacitação, por meio de cursos de policiamento comunitário oferecido pela Seds.

O capitão da Polícia Militar M. Lima, responsável pelo I Distrito, ressaltou a qualidade da estrutura oferecida aos profissionais de segurança. “Recebemos um espaço amplo e digno. Uma estrutura ideal para o desempenho das nossas atividades”, elogiou.

O delegado responsável pelo I Distrito é Erilberto Antônio Maciel. Segundo ele, a mudança representa uma modernização da metodologia de trabalho das polícias, seguindo uma tendência mundial. “Atuaremos de forma integrada, quebrando paradigmas com uma nova filosofia de trabalho. Sem dúvida, a população será a grande beneficiada”, afirmou.