João Pessoa
Feed de Notícias

Governador inaugura Companhia de Atendimento ao Turista em João Pessoa

segunda-feira, 21 de março de 2011 - 17:06 - Fotos: 

Com o objetivo de reforçar o policiamento militar em zonas de interesse turístico, o governador Ricardo Coutinho inaugurou nesta segunda-feira (21) a Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (Ceatur), com sede na Avenida Navegantes, nº 100, Tambaú, em João Pessoa.

A solenidade contou também com as presenças do secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, e do subcomandante da Polícia Militar, cel Washington França, entre demais representantes da área de segurança e do trade turístico paraibano.

Em seu discurso, o governador elogiou o trabalho realizado pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e destacou especificamente as ações da Ceatur. “A companhia coloca em prática o que já estava no papel desde fevereiro 2008, com atendimento preparado e especializado.

Sinalizamos para áreas de interesse turístico, dialogando com o Brasil e com o mundo. Isso demonstra que o Estado não está parado e compreende a complexidade das ações em segurança pública”, afirmou Ricardo Coutinho, reconhecendo que a garantia de segurança oferecida aos turistas pela companhia vai impulsionar os setores hoteleiro, de restaurantes, de serviços e ainda o artesanato.

Segundo o comandante da companhia, capitão Onierbeth Elias de Oliveira, 82 policiais estão à disposição da Ceatur, sendo 75 homens e sete mulheres, e ainda 40 bicicletas e cinco viaturas, uma delas tracionada. “Iremos suplementar o policiamento ordinário nas zonas de interesse turístico como Parque Solón de Lucena, Forte de Santa Catarina, Centro Histórico, Estação Ciência, aeroporto, praia do Jacaré, litoral Sul, e praias urbanas como Tambaú e Manaíra”, explicou o capitão.

Além disso, os integrantes da Ceatur são identificados pelo uniforme distinto daquele utilizado pela Polícia Militar. Todos possuem um braçal do lado esquerdo com a inscrição “Tourist Police”, em cor azul (internacionalmente reconhecida como a cor do turismo).

O atendimento diferenciado também foi o destaque do que afirmou o presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens da Paraíba (Abrav/PB), Roberto Brunet. Segundo ele, “muitos turistas têm relatado o conforto e a segurança proporcionados pelo atendimento prestado pela Ceatur”.

O secretário Cláudio Lima salientou que a inauguração da companhia faz parte de um conjunto de ações que estão sendo implementadas no Estado a fim de diminuir os índices de criminalidade. “No Brasil, é necessário que haja uma decisão política para enfrentar a violência e na Paraíba isso já aconteceu”, frisou.

“A Ceatur consolida o trabalho que vem sendo desenvolvido entre a Polícia e a sociedade, com preparo, modernidade e interesse na inclusão social”, completou o subcomandante da Polícia Militar.

Treinamento – Para trabalhar com ocorrências relacionadas ao turismo, os policiais da companhia receberam treinamento da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), visando a qualidade no atendimento, estudos sobre História e Geografia da Paraíba, e direito do consumidor. Um dos diferenciais é que 15% do efetivo lotado na Ceatur é fluente em alguma língua estrangeira.

Segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, durante o treinamento foi mostrada aos policiais a importância do setor turístico para a economia, além de quais são os atrativos da Paraíba e onde eles se localizam, a fim de cada policial seja um agente multiplicador das potencialidades turísticas do Estado.

No segundo semestre deste ano, a PBTur organiza um novo treinamento para os policiais da Ceatur, desta vez com destaque para o aprendizado de línguas estrangeiras como inglês e espanhol. “O intuito é que todos os que fazem parte dessa companhia possam ser fluentes nesses idiomas, já visando o grande fluxo de pessoas no Estado e a necessidade de comunicação em 2014, ano de Copa do Mundo”, salientou Ruth Avelino.

Mais ações em segurança – Ainda durante o evento, o governador Ricardo Coutinho afirmou que o combate à criminalidade é um das prioridades de sua gestão. “Este ano, queremos estruturar a segurança pública e dar condições de trabalho às polícias”, afirmou, destacando que as ações criminosas vêm sendo acompanhadas de reações imediatas dos órgãos de segurança.

De acordo com o governador, estratégias de policiamento cidadão estão desenvolvidas a partir do trabalho integrado entre a Polícia Militar e a Polícia Civil. Além disso, “o que chamamos de ‘colchões de conforto’ nos quais permaneciam os criminosos estão sendo desfeitos. Apenas este ano, 31 pessoas envolvidas com roubos a banco foram presas na Paraíba. Essa resposta rápida não se via antes. Roubos a transportes coletivos urbanos também foram reprimidos e os índices de registros diminuíram”, lembrou.

“Não se faz política de segurança pública na base do decreto. A violência está sendo combatida e, por isso, os índices de criminalidade já caíram no Sertão, em Campina Grande, e um pouco em João Pessoa”, destacou Ricardo Coutinho.