João Pessoa
Feed de Notícias

Portadores de câncer recebem as primeiras carteiras de passe livre

segunda-feira, 18 de abril de 2011 - 16:19 - Fotos: 

As primeiras carteiras de passe livre nos transportes intermunicipais  para os portadores de câncer da Paraíba foram entregues na manhã desta segunda-feira (18), no auditório do Centro Administrativo Municipal, em João Pessoa. O benefício foi determinado por meio de decreto publicado no Diário Oficial do último dia 5 de fevereiro. Ao todo estão cadastradas no sistema 83 portadores. O governador Ricardo Coutinho anunciou também que além do transporte gratuito as pessoas que têm câncer em breve vão poder contar com um Centro Oncológico no Sertão.

“Esta gratuidade nos transportes para os portadores de câncer foi uma medida que tomei desde o início da gestão visando diminuir pelo menos a dependência das pessoas para buscar a quimioterapia em outras partes do Estado, particularmente, em João Pessoa e Campina Grande. Ainda este ano quero ter a oportunidade, com recursos próprios, de iniciar as obras do Centro de Oncologia na cidade de Patos”, afirmou.

O governador adiantou que o projeto está sendo finalizado para entrar em licitação e começar a construir, daqui a uns três ou quatro meses. “Isso vai facilitar o tratamento, além de oferecer mais comodidade e qualidade de vida aos pacientes, porque imagine o que é uma pessoa doente sair de Cajazeiras para tomar quimioterapia em João Pessoa”, destacou o governador.

Benefício – Uma das beneficiadas com a medida é a merendeira Lúcia de Fátima Silva Barbosa, que mora no Cristo Redentor, em João Pessoa. Ela contou que não agüentava mais pagar transporte. “Esse anúncio chegou em bom tempo. Queria conseguir uma carteira para andar nos ônibus daqui, porque preciso ir cinco vezes por semana ao Hospital Napoleão Laureano e não tenho condições. Sem falar que o meu problema é na barriga e não posso passar pela roleta e muitos motoristas não entendem isso. E agora Graças a Deus, com a carteirinha, eles me identificam”, afirmou.

Segundo Humberto Pontes, diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC), em oito dias os portadores que fazem o cadastro recebem a carteira de passe livre. “Os interessados devem procurar o IPC levar toda documentação e podem apresentar até três acompanhantes. Depois de preencher o requerimento, com oito dias nós estamos entregando a carteira. Até sexta tinham 83 portadores inscritos”, acrescentou.