Fale Conosco

23 de março de 2012

Governador entrega frota de veículos à Defesa Agropecuária



Cumprindo mais uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que a Paraíba avance e conquiste o status sanitário de área livre da aftosa com vacinação, o governador Ricardo Coutinho entregou, na manhã desta sexta-feira (23), 17 caminhonetes Ford Ranger e seis veículos Focus à Defesa Agropecuária Animal e Vegetal da Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap). Os novos veículos reforçaram as ações da secretaria no combate à doença.

A entrega dos veículos, que atenderão os municípios onde há dificuldade de acesso aconteceu em solenidade no Palácio da Redenção. Segundo o secretário Marenilson Batista, os veículos foram adquiridos por intermédio de convênio firmado entre a Sedap e o Mapa. “Um processo de seleção técnico foi realizado para escolher as localidades que receberão as caminhonetes”, explicou.

O governador também assinará termos de cooperação e convênios com municípios para a abertura de escritórios da Defesa Agropecuária. O evento contará com a presença de representantes do setor produtivo paraibano, do Governo do Estado e do Mapa.

Área livre – De acordo com Marenilson, as ações que estão sendo realizadas – como a entrega de veículos e equipamentos, além da contratação de concursados, entre outras – demonstram que o Governo do Estado está cumprindo todas as exigências do Mapa. “É importante que o Estado esteja com a infraestrutura de defesa sanitária devidamente montada para conseguir a reclassificação”, disse.

Para atender às exigências do Mapa, além de adquirir novos veículos e estruturar as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs), o Governo contratou e treinou 67 técnicos para atuar na vigilância ou defesa agropecuária. “Com as novas viaturas, a defesa vai intensificar a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e vegetal no Estado”, disse o secretário executivo da Sedap, Rômulo Montenegro.

Os veículos entram em atividade a partir da próxima segunda-feira (26). “O grande desafio da Defesa Agropecuária para 2012 será elevar o status sanitário de área livre da aftosa. A Paraíba, com todas essas ações que estão sendo realizadas, alcançará o objetivo”, destacou o gerente executivo da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu.

Segundo Marenilson, a entrada de animais vindos de outros estados está sob forte fiscalização. Nas divisas da Paraíba, os postos de fiscalização já dispõem de técnicos plantonistas 24 horas, fiscalizando a entrada e a saída de animais e produtos de origem animal e vegetal. A Sedap está também revisando a legislação atual, para encaminhar propostas à Casa Civil do Governador.