João Pessoa
Feed de Notícias

Governador empossa mais 28 conselheiros do ODE-PB

sexta-feira, 14 de outubro de 2011 - 20:38 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Vinte e oito conselheiros do programa governamental Orçamento Democrático Estadual (ODE-PB) foram empossados pelo governador Ricardo Coutinho no final da tarde desta sexta-feira (14). Desta vez, foram os conselheiros da 5ª Região Geoadministrativa, com sede em Monteiro, no Cariri paraibano. A posse ocorreu na cidade de Sumé, na Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz.

Ricardo agradeceu a dedicação dos 28 conselheiros e se disse confiante no empenho de cada um deles na fiscalização das obras realizadas pelo Estado. “O Orçamento Democrático veio para ficar, e cabe a cada um dos conselheiros a manutenção desta importante conquista de democracia participativa”, ressaltou. Ele disse ainda que o ODE não lida apenas com obras, ações e serviços. “Buscamos uma mudança de mentalidade, algo que tem valor extraordinário. Queremos mudança real nas relações entre o poder público e a sociedade civil”, declarou.

Em sua fala, o governador lembrou também que cerca de 40% das demandas contidas na Lei Orçamentária de 2012 tiveram origem no ODE, a partir de propostas discutidas e eleitas democraticamente. Ele afirmou que o Cariri carece de estradas pavimentadas e de ampliação da oferta de água tratada e garantiu que o governo estadual prioriza investimentos nesses dois setores para a região.

Na presença dos 28 conselheiros da 5ª Região, de prefeitos, vereadores e outras lideranças do Cariri, Ricardo destacou as ações do governo por meio do Empreender Paraíba e do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraiba. “Os pleitos são muitos. Mas, em menos de um ano de governo, a agenda tem sido bastante positiva”, ressaltou.

A subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, disse que a etapa seguinte é a formação de cada um dos conselheiros, homens e mulheres que vão fiscalizar as ações e obras do governo em cada região.

Os deputados estaduais Francisco Quintans e João Gonçalves prestigiaram o evento, além do secretário da Infraestrutura, Efraim Morais, o secretário do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Filho, o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, e o superintendente do DER, Carlos Pereira. Também esteve presente o deputado federal por Pernambuco José Augusto Maia.

Fiscais – Marivaldo Alcântara, conselheiro estadual que falou em nome dos empossados, parabenizou o Governo do Estado pela oportunidade que a população está tendo de participar das discussões orçamentárias e afirmou que ele e os demais colegas do Cariri vão honrar a escolha. “Queremos que as discussões venham das bases, e assim elas estão acontecendo. Estaremos atentos a este processo”, disse ela.

A região polarizada por Monteiro elegeu como prioridade número o investimento em educação. Os conselheiros empossados são voluntários eleitos em plenárias e representam as cidades de Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, Santo André, São João do Cariri, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê.

Os conselheiros do OD estão sendo empossados pessoalmente pelo governador por regiões, para um mandato de dois anos. Os primeiros foram os conselheiros das regiões de Cajazeiras e Sousa.