Fale Conosco

3 de novembro de 2011

Governador empossa 44 conselheiros da 12ª Região do ODE



O governador Ricardo Coutinho empossou, nesta quinta-feira (3), 44 conselheiros da 12ª Região Geoadministrativa da Paraíba, sediada pelo município de Itabaiana. A solenidade aconteceu no Centro Recreativo Municipal Prefeito Heitor C. Maroja, na cidade de Juripiranga.

Os conselheiros recém-empossados são de Juripiranga (seis); Pedra de Fogo (três); Itabaiana (três); Mogeiro (cinco); Salgado de São Félix (cinco); São José dos Ramos (dois); Caldas Brandão (sete); Gurinhém (três); Pilar (um); Juarez Távora (três); Ingá (dois); Riachão do Bacamarte (dois); Itatuba (um) e Serra Redonda (um).

Ricardo dividiu o discurso em dois momentos: no primeiro, falou sobre as obras que o Governo Estadual está realizando em apenas dez meses de administração; no segundo momento, falou da conquista do Orçamento Democrático Estadual (ODE). “O povo paraibano está empoderado, dividindo opiniões com o governo. Estamos fazendo com que o povo e a prefeitura apresentem as prioridades para o desenvolvimento, compreendendo as necessidades que mais se adéquam a cada região”, afirmou o governador.

O prefeito de Juripiranga, Tom Maroja, enfatizou o momento histórico que o município está vivendo desde a posse do governador Ricardo Coutinho. “Minha cidade hoje passa por grandes transformações”, afirmou. O representante dos conselheiros, Alfredo Juvino Melo, agradeceu a iniciativa do governador e disse que as decisões que eram tomadas anteriormente nos gabinetes “hoje são feitas em praça pública, com a participação do povo”.

Após a abertura do evento, a subsecretária do ODE, Ana Paula Almeida, fez uma explanação acerca dos números do Orçamento Democrático, enfocando a primeira e a segunda etapas, bem como as atribuições da função do Conselho Regional.

Papel dos conselheiros – Aos conselheiros regionais e estaduais cabe assegurar a representatividade dos interesses comuns dos municípios agrupados, em obras, serviços e demais ações do Governo do Estado, atendendo às demandas sugeridas pela população durante a primeira etapa do OD, realizada entre 29 de abril e 11 de junho deste ano, nas 14 Regiões Geoadministrativas. As audiências regionais contaram com a participação de aproximadamente 14 mil pessoas.

Na estrutura do Governo do Estado da Paraíba, o ODE está sob a coordenação da Subsecretaria do Orçamento Democrático, que por sua vez está vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

No evento em Juripiranga, Ricardo Coutinho estava acompanhado do vice-governador, Rômulo Gouveia, do prefeito de Juripiranga, Tom Maroja, do deputado estadual João Gonçalves, do secretário de Desenvolvimento e Articulação Municipal, deputado Manoel Ludgério, do representante dos conselheiros, Alfredo Juvino Lourenço Melo, e outras autoridades.