João Pessoa
Feed de Notícias

Governador em exercício visita Hospital Geral de Mamanguape

sábado, 25 de julho de 2015 - 19:12 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom-PB

Em visita à sua terra natal, desta vez na condição de governador em exercício do Estado da Paraíba, o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque declarou, na manhã deste sábado (25), que, em quatro anos de gestão, o governador Ricardo Coutinho presenteou a cidade de Mamanguape com três importantes obras: o Hospital Geral de Mamanguape, a Escola Técnica Estadual e um conjunto residencial, tornando-se o administrador que mais entregou obras na cidade, nas últimas décadas.

A declaração do governador em exercício ocorreu durante entrevista à imprensa, após visita ao Hospital Geral de Mamanguape. Na visita, Cavalcanti foi recepcionado pela secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, que mostrou aos visitantes o maior e mais bem equipado hospital da região do Vale do Mamanguape.

“Fiquei impressionado com o que vi aqui! Um hospital de excelência, com equipamentos de última geração e, o que é mais importante, com uma equipe de profissionais entusiasmados”, declarou Marcos Cavalcanti.

O governador em exercício disse também que, apesar de ser filho da terra, não conhecia de perto o hospital. “Inaugurado há pouco mais de um ano, eu nunca tinha entrado neste hospital. Mas, ao receber as informações da secretária Roberta Abath, sobre o que funciona nesta Casa de Saúde, fiquei emocionado”, ressaltou o governador.

A secretária Roberta Abath informou que, no hospital, são feitas cirurgias cardíacas em crianças. Além disso, o complexo hospitalar conta com uma maternidade, o que devolveu às mulheres mamanguapenses a oportunidade de dar à luz aos seus filhos, em sua terra natal. “Fazia tempo que não nascia um mamanguapense. Por falta de maternidade, os filhos de Mamanguape, na verdade, nasciam na Capital. Agora, as mulheres desta terra podem ter seus filhos aqui. Nós trabalhamos com ética, de forma silenciosa, mas procurando dar dignidade ao povo”, comentou a secretária.

Moradora de Mamanguape, Silvia Pinheiro, mãe do pequeno Renato que nasceu na sexta-feira (24), por meio do parto normal, ressaltou o atendimento recebido na unidade de saúde. “Aqui fui muito bem acolhida. A equipe médica me atendeu com muito carinho, não me faltou nada, nem para mim e nem para o meu bebê”, disse. Na ocasião, ela recebeu das mãos do governador em exercício uma bolsa com enxoval completo.

“Estamos lisonjeados com a visita do Governador interino. É importante destacar a parceria do Governo do Estado e da Secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, que não tem medido esforços para que o Sistema Único de Saúde (Sus) funcione com eficiência no Vale do Mamanguape. Desde janeiro, foram implantados inúmeros projetos e serviços importantes, que não foram apenas implantados, mas colocados em funcionamento, entre eles, o posto de coleta potencializando a tribo indígena potiguara e a mãe trabalhadora que amamenta, a oferta do cartão SUS, o cartório maternidade, o teste do pezinho, o acolhimento com classificação de risco eletrônico, o mutirão de cirurgias cardíacas pediátricas, o centro de estudos com sala de leitura, onde os profissionais podem atualizar os conhecimentos, o Spa gestacional, o cantinho do acompanhante a gestante, o projeto fitoterápico com a implantação da horta medicinal, além do mutirão das cirurgias de catarata”, destacou a diretora do hospital, Ísis Unfer.

O Hospital – O HGM foi construído pelo Governo do Estado e inaugurado em 2 de julho de 2014. Foram investidos mais de R$ 11 milhões. A unidade hospitalar é referência de atendimento aos municípios que compõem o Vale do Mamanguape: Baía da Traição, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

Em um ano de funcionamento, foram aproximadamente 60 mil atendimentos realizados em seus 20 leitos de clínica médica, 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 12 leitos de pediatria e 15 leitos de maternidade. O número de trabalhadores envolvidos no funcionamento do HGM chega a quase 400 pessoas. Além disso foram realizados 818 partos, sendo 26% cesáreas e 74% normal.

Atualmente a unidade é a única do Nordeste a passar pelo processo de acreditação internacional Joint Comission International, que promove por meio de protocolo a segurança do paciente e a qualidade da assistência.

Além disso, o hospital conta com uma maternidade com três salas de cirurgia e três salas de pré-parto, parto e pós-parto, além de ultrassonografia e consultório.

O hospital é referência no atendimento de urgência e emergência clínica adulto e infantil, materno (partos de risco habitual), além de cirurgias eletivas. Realiza exames de raio x, laboratorial e eletrocardiograma.

O HGM está localizado em Mamanguape, na Rua Walfredo de Almeida, Bairro Areal, s/nº. Telefones: (083) 3090-9052/3292-9050.

 

Recepção – Marcos Cavalcanti foi recebido na entrada da cidade pelo prefeito em exercício do Município, João Ferreira da Silva Júnior, pela diretora do Fórum da Comarca de Mamanguape, Elza Bezerra da Silva Pedrosa, magistrados do Poder Judiciário estadual, por familiares que residem no Município, vereadores e políticos da região do Vale do Mamanguape.