João Pessoa
Feed de Notícias

Governador e ministros lançam plano voltado para a juventude

quinta-feira, 8 de agosto de 2013 - 15:30 - Fotos:  José Marques / Secom-PB

O ministro da secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, o governador Ricardo Coutinho e a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros,lançam na próxima segunda-feira (12), às 9h30, no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o plano Juventude Viva, que tem como principal objetivo promover ações de enfrentamento à violência que vitima a juventude. O lançamento do programa na Paraíba foi agendado nessa quarta-feira (7), durante reunião realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.

De acordo com o ministro Gilberto Carvalho, o Governo Federal vem realizando uma série de mobilizações e serviços para a juventude em todo país. “O Governo Federal vem oferecer uma alternativa preventiva às situações de criminalização da juventude. Nós sabemos que a Paraíba tem feito um esforço na prevenção da violência contra os jovens. Essa experiência do Estado vai ser muito importante para o país”, afirmou o ministro.

Para o governador Ricardo Coutinho, o programa vem somar as atividades que estão sendo oferecidas pelo Governo do Estado para a melhora dos indicadores sociais. “Estamos pactuando investimentos com os municípios e a contrapartida desses municípios é a mudança dos indicadores sociais. Essa questão dos espaços de convivência é fundamental, assim como a profissionalização. A outra lógica é a da cultura. Estamos com quase duzentas crianças, muitas que não conheciam nenhum instrumento, participando de um programa que utiliza o ensino da música como ferramenta para a inclusão social. Disponibilizamos essa oportunidade para crianças e adolescentes do Estado da Paraíba, especialmente aquelas que vêm de regiões mais carentes”, explicou Ricardo.

A ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, também destacou os avanços da Paraíba no tocante às ações voltadas para a juventude: “A Paraíba tem diminuído os índices por conta dos programas que o governo vem adotando. Queremos ampliar os programas sociais para jovens expostos à violência. Esse diálogo é muito importante, uma vez que a Paraíba vem desenvolvendo uma série de ações”, enfatizou a ministra.

O Plano Juventude Viva reúne ações de prevenção que visam a reduzir a vulnerabilidade dos jovens a situações de violência física e simbólica, a partir da criação de oportunidades de inclusão social e autonomia; da oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência; e do aprimoramento da atuação do Estado por meio do enfrentamento ao racismo institucional e da sensibilização de agentes públicos para o problema.

Durante esta primeira fase do Plano, o Governo Federal fomentará ações voltadas à juventude nas áreas do trabalho, educação, saúde, cultura e esporte, em parceria com o governo da Paraíba. Desse modo, o Plano oferecerá um pacote de políticas sociais para o enfrentamento à violência, que se somará ao Plano Brasil Mais Seguro, lançado no Estado pelo Ministério da Justiça no mês de abril.