Fale Conosco

11 de junho de 2012

Governador e auxiliares participam de rodada de negócios em busca de investidores



O governador Ricardo Coutinho e uma comitiva de quatro gestores da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e Companhia Docas da Paraíba (Porto de Cabedelo) viajam nesta segunda-feira (11) a Barcelona, considerada o maior centro industrial da Espanha. A comitiva participa na quarta (13) e quinta-feira (14) de uma rodada de negócios e apresenta para um grupo de empresários as oportunidades de investimento na Paraíba.

De acordo com o governador, os empresários a serem visitados já conhecem o potencial industrial da Paraíba. “Vou me reunir com 40 empresários os quais já recebi a todos. São empresários de diversos ramos e que nós estamos fomentando e avançando para que eles possam se instalar na Paraíba”, frisou Ricardo.

Ele disse que dialogou sobre um espaço específico que seria no Distrito Industrial de Mata Redonda, no município de Alhandra, para um grupo de 40 empresas. “Nós sabemos que o dinheiro não desapareceu da Europa, ele deixou de ser investido lá, mas os empresários estão em busca de um porto seguro. Quero mostrar para eles que o porto mais seguro é a Paraíba por conta de logística, localização, da vontade expressa do Governo e de uma conjuntura total”,  concluiu Ricardo.

De acordo com a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, a viagem é uma continuidade do Fórum Lisboa-Paraíba que aconteceu em março passado, quando foi formulado convite à Paraíba pela Câmara de Comércio Brasil-Catalunha.

Segundo Margarete Bezerra, a expectativa é de atração de empresas que queiram investir na Paraíba em virtude do crescimento que o Brasil, principalmente o Nordeste, vem apresentando. “É importante esse trabalho de atração de investimentos na Europa, no momento em que empresas de Portugal e da Espanha estão em busca de novos mercados para investir. Podemos chegar na frente e atrair empresas com condições de investimento e tecnologias que venham agregar ao processo produtivo instalado”, destacou.

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha, após Madrid. Importante centro de cultura, economia e política, é uma referência não só dentro de Espanha como também no contexto da União Europeia.

As indústrias na Espanha ficam concentradas ao Norte e em volta das cidades de Madri e Barcelona. As principais são do ramo de construção de navios, ferro, aço, e petroquímicos, apesar da indústria alimentícia e têxtil ter também uma grande importância.

Além do governador Ricardo Coutinho, participam do evento na Espanha o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, a presidente da Cinep, Margarete Bezerra Cavalcanti, a diretora de operações da Cinep, Eriene Rafael de Sousa Suassuna, e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome.

Há interesse – Durante visita Brasília, o rei da Espanha, Juan Carlos I, falou à presidente Dilma Rousseff sobre o desejo dos empresários espanhóis de investirem no Brasil, país que respeita o princípio de segurança jurídica e oferece bem-estar a seus cidadãos.

Em resposta, Dilma apostou na ampliação e diversificação da cooperação empresarial hispânico-brasileira e expressou sua confiança na criatividade e força do povo espanhol diante das dificuldades econômicas, assim como nos esforços da Espanha para superar a crise europeia.