João Pessoa
Feed de Notícias

Governador diz que recursos consolidam primeira etapa da obra, a ser inaugurada em julho

quarta-feira, 26 de maio de 2010 - 18:17 - Fotos: 
O Ministério do Turismo oficializou nesta quarta-feira (26) o Termo de Liberação de R$ 23 milhões para mais uma etapa de construção do Centro de Convenções de João Pessoa. O ministro do Turismo, Luiz Barreto, assinou o documento liberando os recursos durante a abertura do V Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será promovido até domingo (30), em São Paulo. O governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), estava presente e disse que aquele ato consolidava a construção da primeira etapa da obra, que deve ser inaugurada até o início de julho próximo.

O governador afirmou que a construção do Centro de Convenções de João Pessoa fecha uma imensa lacuna histórica no turismo paraibano, essencialmente o turismo de eventos. “O Centro de Convenções será o ponto de partida para a consolidação definitiva da atividade turística na Paraíba, com atração de mais empregos e a geração de renda para milhares de paraibanos”, enfatizou o governador. O custo total do projeto do empreendimento, segundo Maranhão, deverá ser fechado em R$ 130 milhões com a sua conclusão.

Aliado – De acordo com Maranhão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido um grande aliado político em prol do desenvolvimento do Nordeste e sensível às reivindicações do governo paraibano. A prova disso, segundo ele, tem sido a liberação de recursos para a concretização de projetos estruturantes e praticamente todas as áreas. “Lula tem feito um governo pensando no desenvolvimento do Brasil e esse crescimento passa pelo Nordeste, especialmente, pela Paraíba”, afirmou o governador.

Maranhão criticou a postura do governo anterior, por ter deixado de administrar a inclusão da Paraíba no processo de escolha para ser uma das subsedes da Copa do Mundo de futebol, que será realizada no Brasil em 2014. “Fomos excluídos desse processo por conta dessa incapacidade administrativa, que trouxe sérios prejuízos à Paraíba”, disse. O governador reafirmou que a equipe dele tem trabalhado incansavelmente para elaborar projetos que modernizem a infraestrutura dos estádios paraibanos, bem como a abertura de espaços que possam ser utilizadas durante a competição futebolística.

Credibilidade – Para o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDE), Diego Tavares, que também está participando do Salão do Turismo na capital paulista, a presença do governador José Maranhão no evento quebra uma tradição na Paraíba. “Nunca nenhum governador esteve presente no Salão do Turismo em suas quatro primeiras edições”, destacou. Diego Tavares afirmou que a presença de Maranhão em São Paulo demonstra que o turismo é uma prioridade do governo estadual.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR). Rodrigo Freire, também enfatizou a importância da presença do governador no Salão do Turismo, que representa uma valorização ao trabalho que vem sendo desempenhado pelas equipes do Governo, e reforça a parceria firmada com a iniciativa privada e os gestores municipais. “O governador dá uma injeção de ânimo e otimismo em toda a sua equipe e também mais responsabilidade de mantermos uma ação em crescente desenvolvimento”, afirmou.

Além de prestigiar o estande da Paraíba instalado na área destinada aos Estados do Nordeste, Maranhão fez questão de visitar o estande do artesanato paraibano, acompanhado de diversos prefeitos, entre eles o do Conde, Aluísio Régis, e de Rio Tinto, Magda Gerbasi, além do secretário executivo do Turismo, Romeu Lemos, e do diretor de Economia e Fomento da PBTUR, Artur Vilarim.

Fábio Cardoso, da Assessoria da PBTur