João Pessoa
Feed de Notícias

Governador diz que a Empresa tem participação efetiva no desenvolvimento agropecuário estadual

quinta-feira, 1 de outubro de 2009 - 14:24 - Fotos: 
Ao enviar mensagem de congratulações pelos 54 anos da implantação da extensão rural na Paraíba, comemorados na quarta-feira (30), o governador José Maranhão disse que todas as ações ligadas ao desenvolvimento da agropecuária no Estado tem a participação efetiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB).

“Não há nada que se tenha feito, e se fez muito, em favor da agropecuária paraibana nos últimos 50 anos que não tenha contado com a colaboração, o braço operoso e a inteligência dos técnicos da Emater”, disse o governador, acrescentando que a empresa “tem trazido um manual de bons serviços prestados, aprovando projetos técnicos junto a órgãos de financiamento e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento rural sustentável de nosso Estado”.

Comemoração – A solenidade dos 54 anos da Extensão Rural na Paraíba foi presidida pelo secretário do Desenvolvimento da Defesa Agropecuária e da Pesca (Sedap), Ruy Bezerra Cavalcanti, na presença de autoridades agrícolas federais e estaduais especialmente convidadas para o evento. Além de funcionários técnicos e administrativos do órgão, lotados no escritório estadual.

Após a formação da mesa foi facultada a palavra aos presentes. O primeiro a falar foi o secretário Ruy Bezerra, representando o governador José Maranhão. Ele revelou sua satisfação em participar da comemoração do aniversário da Emater, por conta da importância da Extensão Rural para o desenvolvimento da economia primária “e pelos relevantes serviços prestados ao produtor rural nos 223 municípios paraibanos”.

Mais técnicos – O secretário defendeu a contratação de novos técnicos por entender que o número de extensionistas, um total de 470, é insuficiente para atender as demandas dos produtores rurais. Em sua opinião, o ideal seria disponibilizar um técnico para cada grupo de 150 agricultores. “Só assim poderemos oferecer uma assistência verdadeiramente comprometida com o crescimento da economia primária em nosso Estado”, acentuou.

Falaram depois, os técnicos Antônio Hybernon, chefe da Defesa Animal da Delegacia Federal da Agricultura (DFA); Ronaldo Torres, secretário executivo da Agricultura do Estado, e Hermes Ferreira, superintendente da DFA na Paraíba. Eles fizeram questão de destacar a importância da extensão rural em suas atividades profissionais, pois foi nessa área que exerceram inicialmente os seus conhecimentos técnicos.

O último orador da solenidade foi o presidente da Emater, Hermano Araújo, que contou toda a sua trajetória de vida como extensionista, carreira iniciada há 33 anos, logo após a conclusão do curso de Medicina Veterinária. Esta é a segunda vez que ele exerce o cargo de presidente da empresa. Para primeira gestão foi nomeado pelo então governador Tarcísio Burity, há 22 anos, retornando agora ao órgão pelas mãos do governador José Maranhão.  

Uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Júnior, encerrou as comemorações do aniversário da Emater. Em seguida, foi oferecido um coquetel aos presentes. Antes houve apresentação de um vídeo sobre as ações da empresa.                        

Lourdinha Araújo, da Assessoria de Imprensa da Emater-PB, com fotos de Pedro Gaspar