João Pessoa
Feed de Notícias

Governador discute série de ações oficiais e a criação de uma secretaria estadual para o setor

terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 17:15 - Fotos: 
O governador José Maranhão recebeu em audiência, no final da manhã desta terça-feira (3) no Palácio da Redenção, em João Pessoa, a chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC), Tarciana Portella, acompanhada do diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional, Vinícius Palmeira, além da presença do secretário estadual de Educação, Sales Gaudêncio, e o subsecretário de Cultura do Estado, David Fernandes.

Tarciana discutiu com o governador a importância do Sistema Nacional de Cultura e uma série de ações voltadas para o setor, além da criação de uma secretaria estadual. Para ela, a inserção da Paraíba no Sistema Nacional e as parcerias com os programas do Ministério, dentro do Projeto Mais Cultura, é de suma importância e merece atenção.

“A Paraíba tem uma série de ações voltadas para a cultura. Agora mesmo estamos iniciando o processo de seleção dos micro projetos e a Paraíba foi o segundo Estado com o maior número de propostas”, explicou Tarciana, lembrando ainda que uma das questões merecedoras de atenção é a criação de fundos que incentivem atividades no setor, como o Fundo Estadual de Cultura.

“Dentro desse processo de estruturação do Sistema é importante que seja criado fundos estaduais gerenciados por uma Secretaria de Cultura, para que haja o repasse de recursos do Governo Federal ao Estado – como mecanismo de facilitar essas parcerias”, explicou.

Ela disse ainda que o governador se mostrou bastante sensível a todas as questões. “Ele é uma pessoa muito sensível para a questão da cultura e vem atuando nesse sentido. Acredito que vá se debruçar sobre isso com muito carinho, até porque ele sabe da importância da Paraíba no Brasil”, completou.

Mônica Nóbrega, com fotos de Mano de Carvalho, da Secom-PB