João Pessoa
Feed de Notícias

Governador discute novas parcerias com Banco Mundial

quinta-feira, 9 de agosto de 2012 - 16:04 - Fotos: 

Foto: José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho discutiu o desempenho do Projeto Cooperar e novas parcerias entre Estado e Banco Mundial no desenvolvimento de projetos de combate à pobreza rural e inclusão produtiva, durante audiência nesta quarta-feira (8), em Brasília, com a diretora da instituição no Brasil, Déborah Wetzel, e demais diretores.

Déborah Wetzel manifestou o interesse da instituição em continuar firmando parcerias com o Governo da Paraíba e reconheceu o excelente desempenho do Projeto Cooperar no último ano. Ela destacou que essa melhoria do desempenho possibilitará que o banco continue financiando projetos que promovam, principalmente, a inclusão produtiva no semiárido.

No encontro, Ricardo Coutinho apresentou números do Projeto de Redução da Pobreza Rural na Paraíba (Cooperar), que teve um baixo desempenho em 2009 e 2010, mas que nos últimos 15 meses conseguiu assegurar R$ 42 milhões para financiamento dos projetos. Nesse período, o Cooperar já aprovou 403 projetos em 141 municípios beneficiando 25 mil famílias.

Ricardo enfatizou que, mesmo com o baixo desempenho na execução do projeto nos dois primeiros anos do projeto, a atual gestão conseguiu recuperar o tempo perdido e irá contratar todos os recursos alocados até fevereiro do próximo ano. “Estamos executando o projeto, mas olhando para frente, até para evitar que haja um hiato quando finalizarmos essa etapa do Cooperar”, destacou.

Ainda na audiência, o governador apresentou à diretoria do Banco Mundial projetos como uma fábrica de leite em pó de cabra e uso de energia solar para irrigação. Ele também sugeriu a realização de um seminário entre a diretoria do banco e gestores do Cooperar para discutir novos investimentos para os próximos anos, cuja proposta foi acatada pelos executivos da instituição.