João Pessoa
Feed de Notícias

Governador discute com reitor do IFPB projeto de ensino profissionalizante

sexta-feira, 13 de maio de 2011 - 10:14 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

Projetos de ensino técnico e profissionalizante para as escolas do Estado foram discutidos em reunião entre o governador Ricardo Coutinho e o reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Batista de Oliveira. A formação técnica e profissionalizante é considerada pelo governador um caminho seguro para que a Paraíba supere suas dificuldades e melhore seus indicadores sociais.

O governador disse que o Estado está trabalhando para implantar escolas técnicas-profissionalizantes nas principais regiões paraibanas, com cursos de média e curta duração. Para isso, o Estado vem montando uma estratégia conjunta com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o IFPB.

“Nossa meta é o fortalecimento do ensino técnico e profissionalizante no Estado. A qualificação amplia a condição de empregabilidade, mas o ensino superior não pode ser o único caminho para qualificação. Nossa intenção é somar esforços para viabilizar a ampliação de cursos e de espaços. Vamos fazer um planejamento que possa incluir uma bolsa de estudos para cursos integrais com duração de 1 ano ou 1 ano e meio”, destacou Ricardo.

Outro passo importante para o crescimento do Estado é investir em cursos que absorvam as potencialidades de cada região, conforme declarou o governador. “Vamos investir nas regiões com déficit de ensino superior. Está na hora de promover uma mudança neste quadro. A partir dessa iniciativa, teremos uma mudança na cultura e desenvolvimento dos setores da mineração, comércio, construção civil e ampliação da educação”, avalia.

Centro Náutico – Na mesma reunião, que ocorreu nesta quinta-feira (12), no Palácio da Redenção, a criação de um Centro de Referência de Navegação e Pesca em Cabedelo esteve na pauta de discussões. Segundo o governador, as negociações entre Governo do Estado, através da Companhia Docas e o Governo Federal, através do IFPB e MEC, já estão avançadas. “Estamos viabilizando o terreno para a construção do Centro Náutico, como chamamos. O centro terá cursos de qualificação profissional para navegadores, laboratórios de pesquisa, aulas de línguas, dentre outras habilitações”, pontuou.

Parceria – O reitor do IFPB, João Batista de Oliveira, destacou a importância da parceria entre Governo do Estado e IFPB como a melhor forma de pensar no desenvolvimento econômico e social da Paraíba. “Estamos montando estratégias, apontando potencialidades e fortalecendo parcerias”, frisou. Segundo o reitor, o IFPB irá dialogar e interagir com o Estado para atender a demanda dos cursos técnicos e profissionalizantes.

“Nós observamos a preocupação do Governo Ricardo Coutinho com a educação. Dentro desta perspectiva de acordo com o Estado, podemos projetar melhor nossas ações. O Estado se tornou um parceiro nos projetos de expansão das modalidades profissionalizantes, uma aliança de transferência tecnológica que gera ações combinadas em prol da educação. Se pudermos oferecer cursos que vão do básico à pós-graduação, teremos mais chances de fixar os alunos à sua terra, beneficiando o Estado e a vida destas pessoas”, finalizou.