João Pessoa
Feed de Notícias

Várzeas de Sousa: Empreender e Compras Diretas incentivam produção

quinta-feira, 14 de abril de 2011 - 10:44 - Fotos: 

 

Governador com produtores

O governador Ricardo Coutinho (PSB) disse que os programas Empreender Paraíba e o Compra Direta, este último destinado aos agricultores familiares, irão estimular o aumento da produção de alimentos nas Várzeas de Sousa. O governador visitou a região nesta quarta-feira (13) e se reuniu com pequenos produtores que serão beneficiados com ações do governo.

O Empreender Paraíba terá uma linha de empréstimos para cooperativas e o Compra Direta beneficia diretamente a agricultura familiar, que produz merenda escolar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Atualmente, 115 pequenos agricultores que possuem lotes já são beneficiados com a venda de sua produção à Prefeitura de Sousa. Agora eles poderão aumentar as vendas com a compra de parte dessa produção também pelo Governo do Estado.

Passagem molhada – Durante a visita do governador, cerca de 30 produtores entregaram documento reivindicando a construção de uma passagem molhada, a melhoria do acesso e mais linhas de crédito para os 178 produtores da região.

O produtor Ednaldo Nascimento, representante da cooperativa Apivas, está animado com a compra direta e com o início das exportações para outros Estados, a exemplo do Paraná. “No ano passado, os nossos oito cooperados conseguiram vender mais de R$ 60 mil em produtos agroecológicos, com a ajuda da Prefeitura de Sousa. Esperamos este ano dobrar o volume de vendas com o incentivo do Governo do Estado, utilizando nossos produtos para abastecer as escolas”, comemora.

Acompanhado do prefeito de Sousa, Fábio Tayrone, do deputado estadual Lindolfo Pires e do secretário da Agricultura, Marenilson Batista, do presidente da Emater, Geovanne Medeiros, e do secretário executivo de governo, Lúcio Flavio, o governador ouviu os produtores e conheceu um pouco da produção nas Várzeas de Sousa.

O governador Ricardo Coutinho declarou que nos primeiros 100 dias o governo buscou atingir três pontos: o acesso ao crédito, o escoamento da produção e assistência para que os agricultores produzam mais e melhor. Ele lembrou que o próprio Empreender Paraíba traz uma linha de crédito específica para que as cooperativas adquiram equipamentos e os agricultores agreguem valor aos seus produtos.

O presidente da Emater, Geovanni Medeiros Costa, informou que a empresa está investindo este ano R$ 704 mil no assessoramento técnico e extensão rural de 38 famílias das Várzeas de Sousa, e agindo como um elo entre a produção e os mercados institucionais. Ele explicou que a compra direta tem significado um apoio de extrema importância para o sucesso dos produtores.