João Pessoa
Feed de Notícias

Governador destaca conquista da população do município e aborda potencialidades do Semiárido

terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 14:49 - Fotos: 
O governador José Maranhão proferiu a aula inaugural do Campus de Sumé da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A solenidade aconteceu na noite da segunda-feira (28), no ginásio da Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz, naquela cidade do Cariri paraibano. “Está de parabéns o povo de Sumé pela conquista”, disse.
A aula inaugural marcou o início das atividades acadêmicas do Campus de Sumé e, para comemorar, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) realiza até a próxima sexta-feira (2 de outubro), o Seminário Integrador 2009 tendo como tema ‘Semiárido brasileiro: potencialidades, desafios e estratégias da convivência no século XXI’.

José Maranhão foi recebido pelo prefeito do município, Francisco Neto, mais o reitor da UFCG, Thompson Mariz; professores universitários, deputados da região, secretário da Educação e Cultura, Sales Gaudêncio; o professor Márcio de Matos, diretor do Centro de Ensino Acadêmico; universitários, prefeitos da região do Cariri e várias outras autoridades. No ginásio, o governador foi aplaudido de pé pelos participantes do seminário.

Investimentos – Maranhão proferiu palestra sobre o tema ‘Potencialidades do Desenvolvimento do Semiárido”, onde falou dos investimentos que o Governo do Estado vem realizando naquela região. A Educação como prioridade, a caprinocultura, a instalação da usina de leite em pó no Cariri, aumento da capacidade de atendimento no setor de abastecimento dágua, além da área de saúde foram alguns dos pontos citados pelo governador.

Durante a aula inaugural, ele falou da satisfação em participar da solenidade de instalação do Campus de Sumé, principalmente por ter sido o autor da emenda de R$ 17 milhões, consignada no orçamento da República, para a implantação do ensino superior na região do Cariri paraibano.

O Campus de Sumé funcionará com os cursos de Ciências Sociais, Educação do Campo, Engenharia de biossistemas, Engenharia de Biotecologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Gestão Pública.

 
Relato de vida – Emocionado, o prefeito Francisco Duarte da Silva Neto, antes de agradecer o empenho do governador José Maranhão, que na época exercia o cargo de senador e conseguiu emenda para a instalação do Campus de Sumé, fez um relato da sua vida. Filho de pais analfabetos, somente a educação poderia lhe oferecer uma condição melhor de vida conseguindo se formar em Medicina.

Citando o seu exemplo para crescer na vida, disse que a Educação é de fundamental importância para a juventude e numa região como o Cariri, “sofrida e onde impera a dificuldade, nada mais importante do que a instalação do ensino de nível superior”. Ele também fez menção ao trabalho do reitor Thompson Mariz.

‘Doutor Neto’, como é conhecido, disse ainda que se não fosse a decisão corajosa do reitor e empenho do então senador José Maranhão em destinar os recursos, não seria possível a instalação do Campus universitário. E concluiu, afirmando que “em nome do povo do Cariri quero agradecer a esses homens do fundo do meu coração pelo sonho de todos ser concretizado”.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Mariz, proferiu seu discurso falando das articulações feitas para a implantação do Campus, principalmente o ‘Grito do Cariri’. Elogiou o governador pelo empenho, quando ainda era senador, ao lutar pelo aporte de recursos suficientes para a concretização da criação de cursos universitários. A filarmônica Maestro Josué Menezes e o quinteto de cordas da UFCG participaram da aula inaugural.

Cardoso Filho, com fotos de Ernane Gomes, da Secom-PB