João Pessoa
Feed de Notícias

Governador designa Sarmento para coordenar implantação de usina termosolar

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010 - 10:57 - Fotos: 

O governador José Maranhão designou o secretário de Estado de Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, Francisco Jácome Sarmento, como responsável do Governo do Estado para participar das ações relativas ao projeto de implantação, em caráter experimental e de pesquisa, de uma usina termosolar para geração de energia elétrica na Paraíba.
  
A implantação da usina resultou de tratativas do governador José Maranhão com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, iniciadas em dezembro de 2009. A coordenação geral da implantação do projeto ficou a cargo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, órgão com quem o secretário Sarmento deverá interagir em nível federal.

A Paraíba, pela sua localização geográfica, apresenta excelentes índices de radiação solar o que tem atraído inclusive investidores privados atuantes no ramo das energias alternativas. No último dia 25 foi assinado um protocolo de intenções para instalação de usina termosolar com capacidade de geração de 50 MW, a ser instalada no município de Coremas-PB. A localização da termosolar experimental ainda será definida pelos coordenadores do projeto.

O secretário Sarmento, além da titularidade da SEMARH, acumula as funções de gerente estadual do PAC-Saneamento e PAC-Infraestrutura, a coordenação da Comissão de Implantação do Pólo Turístico do Cabo Branco e, semana passada, recebeu a incumbência de coordenar o programa “Caminhos do Desenvolvimento” que pavimentará e restaurará mais de 1.000 km de estadas na Paraíba, a partir de empréstimo conseguido pelo Governo do Estado junto à Corporação Andina de Fomento – CAF.

Da Assessoria de Imprensa da SEMARH